Interação Pessoa-Máquina

« Voltar

Objetivos

Reconhecer a importância crescente das interfaces como fator decisivo para o sucesso de aplicações informáticas. Dotar os alunos de conhecimentos sobre a interação Homem-Máquina que permitam identificar os principais fatores que condicionam a usabilidade de uma interface.

Dotar os alunos de competências que permitam o domínio dos princípios, modelos e técnicas de interação para a análise, conceção, construção e avaliação sistemática de sistemas interativos fáceis de utilizar e centrados nos utilizadores.

Programa

1. Introdução ao estudo de IHM
2. Sistemas interactivos e Engenharia da Usabilidade
3. Análise de tarefas
4. Factores humanos
5. Modelos mentais e conceptuais
6. Concepção e desenho de ecrãs
7. Prototipagem
8. Avaliação de usabilidade
9. Desenho e Construção de Interfaces Visuais
10. WWW

Métodos de ensino

Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos á disciplina
Aulas práticas: desenvolvimento de pequenos projectos em grupos de 3 elementos.

Bibliografia

Dix, Finlay, Abowd & Beale, Human-Computer Interaction, Third Edition, Prentice Hall, 2004.

Edward Tufte, Beautiful Evidence, Graphics Press, 2006.

Jakob Nielsen, Usability Engineering, Academic Press, 1993.

Mark van Harmelen, Object Modeling and User Interface Design, Addison-Wesley, 2001.

Preece, J. et al. Interaction Design: Beyond Human-computer Interaction, John Wiley & Sons, 2007.

Tullis, T., Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics (Interactive Technologies), Morgan Kaufmann, 2008.

Código

01060955

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teóricas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 30%
  • Projecto: 70%