Laboratório de Sistemas Ciber-físicos

« Voltar

Objetivos

1. Consolidar os conceitos básicos de programação e de algoritmo.
2. Aprender a recolher dados com dispositivos e realizar o tratamento desses dados para o processo de decisão.
3. Aprender conceitos básicos sobre sensores e atuadores e implementar circuitos de interação destes com microcontroladores.
4. Aprender a interagir e a programar diferentes dispositivos.

5. Aprender a planear e desenvolver projetos em pequena escala.

Programa

1. Programação visual por blocos.
2. Sensores, atuadores e microcontroladores.
3. Conectividade, armazenamento, análise e visualização de dados.
4. Modelação e impressão 3D.
5. Iniciação à robótica.
6. Programação visual por blocos de dispositivos móveis.
7. Preparação e desenho de um projeto integrado.

Métodos de ensino

Os alunos realizam projetos de pequena escala em grupo. Cada projeto aborda um ou mais tópicos dos conteúdos programáticos. Os alunos apresentam o resultado desses projetos. Existem momentos em que os alunos são avaliados individualmente sobre os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de cada um dos projetos. O projeto integrado contempla mais do que uma das tecnologias treinadas.

Bibliografia

Essencial

- Anderson, G., Ferro, D. & Hilton, R. (2011). Connecting with Computer Science (Second Edition): Cengage Learning.

- Igoe, T. (2017). Making Things Talk: Using Sensors, Networks, and Arduino to See, Hear and Feel Your World (Third Edition): Maker Media.

 

Complementar

- Marji, M. (2017). Learn to Program with Scratch: A Visual Introduction to Programming with Games, Art, Science, and Math: No Starch Press.

- Wolber, D., Abelson, H., Spertus, E., Looney, L. (2015). App Inventor 2: Create your own application (Second Edition): O’Reilly Media.

Código

01060912

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 45 horas
  • Teóricas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Projecto: 40%
  • Projetos individuais associados aos tópicos: 60%