Ensino Clínico em Enfermagem a Grupos Vulneráveis

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Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

As atividades a desenvolver pelos estudantes no decorrer do ensino clínico são as seguintes:

×         Identificação de necessidades do grupo alvo de intervenção

×         Formulação dos objetivos

×         Delineamento das estratégias e ações a desenvolver

×         Formulação dos indicadores de avaliação

×         Implementação do projeto

×         Avaliação do projeto

Métodos de ensino

Os métodos mais adequados à consecução dos objetivos de aprendizagem, no final do período de ensino clínico, visam promover a aquisição e/ou aprofundamento das competências nos estudantes pelo que se escolheu, preferencialmente, o Método da Descoberta para uma autonomização gradual no processo de ensino-aprendizagem. Este método permite, por parte dos estudantes, um maior empenho e proatividade na responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento académico. Simultaneamente, e uma vez que se pretende que os estudantes possam articular os saberes adquiridos em outras unidades curriculares e mobilizar os mais diversos conhecimentos, neste momento de aprendizagem, utilizar-se-á o Método Interrogativo, porque permite controlar o conhecimento adquirido e estimular os estudantes a desenvolverem capacidades de argumentação, juízo crítico-reflexivo e tomada de decisão fundamentada, aspetos essenciais no âmbito da autonomia do estudante.

Bibliografia

 Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de Setembro.
 Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros. Diário da República,1.ª série A, N.º205.
 Edelman, C.; Connelly, E. (Eds.) (2014). Health promotion throughoutthe live span. 8thEd. Missouri: Elsevier.
 Lei nº 156/2015 de 16 de setembro. Segunda alteração ao Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, conformando-o com a Lei n.º 2/2013, de 10 de janeiro, que estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais. Diário da República, 1.ª série, N.º181.
 Martín Zurro, A.; Cano Pérez, J. F. (2010) Aténcion primária: conceptos, organización y práctica clínica. 3ªEd. Barcelona: Elsevier.
 Martos García, Raul (2007). Fundamentos de la educación para la salud y la atención primaria. Madrid: Ed. CEP
 Stanhope, M.; Lancaster, J. (2011). Enfermagem de Saúde Pública: cuidados de saúde na comunidade centrados na população. 7ª ed. Loures: Lusodidacta.

Código

01060686

ECTS

12

Aulas

  • Outras / Ens. Clínico - 200 horas