Ensino Clínico em Enfermagem a Grupos Vulneráveis

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Objetivos

Os estudantes deverão ser capazes de:
1) Desenvolver a capacidade de autonomia no âmbito do planeamento, implementação e avaliação de projetos de intervenção junto de grupos-alvo vulneráveis.
2) Demonstrar capacidade de trabalho em equipa mantendo relações de colaboração com colegas e supervisores.
3) Demonstrar capacidade de resposta eficaz às necessidades e especificidades do grupo-alvo de intervenção nas interações que desenvolve com o mesmo.
4) Respeitar os direitos das pessoas alvo de intervenção nas vertentes ética, legal e deontológica.
5) Demonstrar capacidade de comunicação eficaz nas interações estabelecidas com todos os intervenientes no ensino clínico.
Competências a desenvolver

A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt) no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1,3,4,5,6,9,11&12; Competências Interpessoais – 13,14,15,19&20; Competências Gerais Sistémicas –21,22,24,25,26&28; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais/Ordem dos Enfermeiros – A1 (1, 2 & 4); A2 (5,6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 15, 17, 18& 19); B1 (20, 21, 23, 24, 25, 26, 28, 29&30); B2 (33, 34, 35, 36,37, 38, 40,41, 42&43);B3 (44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 55, 58, 59 & 60);B4 (61, 63, 64, 65&66); B5 (68, 70&71);B6(74, 75, 76, 77, 78&79); C1 (83 & 87)& C3(91, 92, 93, 94 &96).

Programa

As atividades a desenvolver pelos estudantes no decorrer do ensino clínico são as seguintes:

×         Identificação de necessidades do grupo alvo de intervenção

×         Formulação dos objetivos

×         Delineamento das estratégias e ações a desenvolver

×         Formulação dos indicadores de avaliação

×         Implementação do projeto

×         Avaliação do projeto

Métodos de ensino

Os métodos mais adequados à consecução dos objetivos de aprendizagem, no final do período de ensino clínico, visam promover a aquisição e/ou aprofundamento das competências nos estudantes pelo que se escolheu, preferencialmente, o Método da Descoberta para uma autonomização gradual no processo de ensino-aprendizagem. Este método permite, por parte dos estudantes, um maior empenho e proatividade na responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento académico. Simultaneamente, e uma vez que se pretende que os estudantes possam articular os saberes adquiridos em outras unidades curriculares e mobilizar os mais diversos conhecimentos, neste momento de aprendizagem, utilizar-se-á o Método Interrogativo, porque permite controlar o conhecimento adquirido e estimular os estudantes a desenvolverem capacidades de argumentação, juízo crítico-reflexivo e tomada de decisão fundamentada, aspetos essenciais no âmbito da autonomia do estudante.

Bibliografia

 Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de Setembro.
 Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros. Diário da República,1.ª série A, N.º205.
 Edelman, C.; Connelly, E. (Eds.) (2014). Health promotion throughoutthe live span. 8thEd. Missouri: Elsevier.
 Lei nº 156/2015 de 16 de setembro. Segunda alteração ao Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, conformando-o com a Lei n.º 2/2013, de 10 de janeiro, que estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais. Diário da República, 1.ª série, N.º181.
 Martín Zurro, A.; Cano Pérez, J. F. (2010) Aténcion primária: conceptos, organización y práctica clínica. 3ªEd. Barcelona: Elsevier.
 Martos García, Raul (2007). Fundamentos de la educación para la salud y la atención primaria. Madrid: Ed. CEP
 Stanhope, M.; Lancaster, J. (2011). Enfermagem de Saúde Pública: cuidados de saúde na comunidade centrados na população. 7ª ed. Loures: Lusodidacta.

Código

01060686

ECTS

12

Aulas

  • Outras / Ens. Clínico - 200 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Programa da UC: 100%