Ensino Clínico em Cuidados de Saúde Primários/Hospitalares I

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Objetivos

Participar na prestação de cuidados de enfermagem ao indivíduo/família/comunidade, aos vários níveis de prevenção, utilizando o processo de enfermagem.

Integrar os princípios deontológicos, éticos, morais, de responsabilidade profissional, de segurança e proteção em todos os contextos de cuidados.

Prestar cuidados de enfermagem na promoção de saúde, prevenção primária, secundária e terciária, relativos às situações de saúde/doença ao indivíduo/família/comunidade.

Desenvolver estratégias de comunicação na prestação de cuidados ao indivíduo/família/ comunidade.

Desenvolver, a capacidade reflexiva, o juízo clinico e a tomada de decisão.

 

A unidade curricular contribui na construção de conhecimentos, habilidades e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores, definidas pela Ordem dos Enfermeiros e pelo Projeto Tuning:

Programa

Esta Unidade Curricular desenvolve-se em contexto de prática clínica supervisionada, proporcionando ao estudante a socialização com os contextos da prática, assim como o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e a aprendizagem do trabalho em equipa.

O estudante inicia o desenvolvimento de competências necessárias à intervenção autónoma e interdependente na prestação de cuidados de enfermagem holísticos ao indivíduo/família/grupos ou comunidade nos processos de transição de saúde na prestação de cuidados em contexto hospitalar, nas unidades de medicina e cirurgia, gerais ou de especialidades, pediatria ou em contexto de cuidados saúde primários, nas áreas de saúde materna, saúde infantil, saúde do adulto e do idoso, família e comunidade.

Conteúdos

1- Integração e articulação de conhecimentos, treino de capacidades e habilidades que possibilitem ao estudante o desenvolvimento das competências do enfermeiro de cuidados gerais no contexto dos serviços de hospitalares e Cuidados de saúde primários.

2- Trabalho de inter-relação com o individuo/família/comunidade, na saúde ou na doença, será a componente fundamental nesta unidade curricular.

3- Desenvolvimento de um trabalho reflexivo no qual se sistematize e se explane a redução teórica que resultou das aprendizagens anteriores.

Métodos de ensino

São utilizadas metodologias dinâmicas, interativas e facilitadoras da aprendizagem experiencial, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento das competências previstas para esta etapa do processo de formação do estudante. O estudante é supervisionado por um enfermeiro do serviço onde decorre o Ensino Clinico, sob a responsabilidade de um orientador pedagógico, na prestação direta de cuidados ao indivíduo/família/comunidade, utilizando o Processo de Enfermagem.

Bibliografia

Carpenito- Moyet L. (2012). Diagnósticos de enfermagem: aplicação à prática clínica. (13ª ed.). Porto Alegre: Artmed Editora S.A..

Decreto-lei nº 161/96 – Regulamento do Exercício Profissional dos enfermeiros. D.R., 1ª série – A, nº 205, 4/9/1996.

Direção Geral da Saúde. (2015). Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. Lisboa: Direção Geral de Saúde.

Hockenberry, M. J; Wilson, D. (2014) - Wong, Enfermagem da criança e do adolescente. Loures: Lusociência.
Monahan, Sands, Neighbors, Marek.Green (2010). Phipps Enfermagem Médico- Cirúrgica. Perspectivas de Saúde e Doença. Loures: Lusodidacta

Ordem dos Enfermeiros (2012). Regulamento do perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais. Recuperado de: www.ordemenfermeiros.pt

Néné, M.; Batista M. A.; Marqes, R. (2016). Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Lisboa: Lidel.

Ordem dos Enfermeiros Portugueses. (2011). Classificação Internacional para a prática de enfermagem: CIPE® (Versão 2). Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.

Stanhope, M; Lancaster, J. (2011). Enfermagem de saúde pública. 7ª ed. Loures: Lusodidacta.

Veiga, B., Henriques, E., Barata, F., Santos. F., Santos, I. S., Martins, M.M., Silva. P. (2011). Manual de normas de enfermagem: procedimentos técnicos. Lisboa: ACSS. Disponível em: http://www.acss.min saude.pt/Portals/0/MANUAL%20ENFERMAGEM%2015_07_2011.pdf

Código

01060631

ECTS

21

Aulas

  • Outras / Ens. Clínico - 380 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Programa da UC: 100%