1) Identificar as principais caraterísticas que influenciam o desenvolvimento da enfermagem enquanto profissão e disciplina do conhecimento
2) Discutir os diferentes conceitos do metaparadigma de enfermagem em função de diversas teorias e modelos de enfermagem
3) Relacionar os diferentes instrumentos reguladores da profissão com a prática de cuidados de enfermagem em diferentes contextos
4) Problematizar o exercício da prática de enfermagem numa perspetiva ética e deontológica
5) Descrever as etapas do processo de enfermagem enquanto metodologia de ação profissional dos enfermeiros
Conhecimentos estruturantes da formação geral em filosofia e cidadania. Conhecimentos da história da humanidade. Interesse pelas ciências sociais e humanas.
Nesta Unidade Curricular para além de algumas horas de caráter teórico que permitem enquadrar e explorar os conceitos fundamentais que se relacionam com a enfermagem enquanto disciplina e profissão, privilegiar-se-ão abordagens teórico-práticas com recurso a métodos participativos e ativos em que os estudantes possam: i) recolher informação relevante sobre um tópico, ii) refletir sobre a sua adequação aos conteúdos em análise; iii) discutir e problematizar a informação selecionada incorporando a sua perspetiva fundamentada.
Informação disponível em breve.
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