Automação Industrial

« Voltar

Objetivos

Introdução à tecnologia de automação industrial e à modelação e comando automático de processos industriais. O aluno deverá ficar capacitado para: criar o modelo de um processo de produção numa forma normalizada; reconhecer e identificar os principais componentes de uma célula de fabrico; especificar os sinais de entrada e de saída dos controladores lógicos e criar programas de comando; utilizar ferramentas de modelação para analisar o sistema  industrial e identificar situações críticas para o seu desempenho ou segurança; conhecer as principais diferenças entre os vários protocolos de comunicação industriais.

Programa

Introdução à Automação industrial: pirâmide de automação industrial. Elementos de lógica combinatória e sequencial.
A norma Grafcet para representação de modelos de sistemas sequenciais. Arquitectura e linguagens de programação de autómatos programáveis. Aplicações dos modelos Grafcet à programação de controladores industriais. Sistemas de accionamento pneumático e hidráulico. Modelos dinâmicos de eventos discretos. Máquinas de estados finitos. Relação entre modelos Grafcet e máquinas de estados finitos. Composição de máquinas de estados finitos. Redes de Petri.
Análise de redes de Petri. Aplicações. Fundamentos de comunicação digital e de redes digitais. Comunicação síncrona e assíncrona entre elementos: mesmo nível hierárquico e níveis diferentes. Comunicação isócrona entre sensores, atuadores e controladores. Protocolos de comunicação industriais. Veículos guiados automaticamente. Comunicação entre autómatos programáveis e dispositivos industriais. Normas e análise de segurança.

Métodos de ensino

Avaliação por objectivos atingidos nas 4 sessões de laboratório (em grupo) 50% e exame final 50%. Nota mínima de 9.5
valores (em 20) em cada componente.

Bibliografia

Técnicas de Automação, Pinto, J. R. Caldas, 2004, Lidel, 2004.; “Introduction to discrete event systems”, Cassandras,
Christos G., and Stephane Lafortune, 2009, Springer Science & Business Media; “Introduction to embedded systems: A
cyber-physical systems approach”, Lee, Edward Ashford, and Sanjit A. Seshia, 2016, MIT Press; “Automation network
selection: A reference manual”, Dick Caro, 2009, International Society of Automation, ; “Structure and interpretation of
signals and systems”, Edward A. Lee, Pravin Varaiya, 2011, 2nd Edition, LeeVaraiya.org; “Petri nets”, James L.
Peterson, 1997, ACM Computing Surveys (CSUR), Volume 9(3), pp. 223-252

Código

01100938

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 7 horas
  • Teórico-Práticas - 42 horas

Método de Avaliação

  • Exame: 50%
  • Trabalho laboratorial ou de campo: 50%