- Conhecer e aplicar, de forma correta, a terminologia associada ao estudo da etnologia e do exterior dos anim ais;
- Identificar as raças mais representativas de cada espécie animal, em especial as raças existentes em Portugal;
- Conhecer, e associar a cada aptidão produtiva, as belezas absolutas e relativas e os defeitos absolutos e relativ os mais comuns nas diferentes espécies;
- Saber aplicar os métodos de contençã o animal mais usuais;
- Saber utilizar a biometria como técnica auxiliar da avaliação m orfológica dos animais;
- Conhecer os diferentes métodos de identificação animal e a legislação portuguesa que lhe está associada relativa às
diferentes espécies;
- Saber estimar a idad e dos animais com base em algumas particularidades anatómicas e morfológicas;
- Conhecer a mecânica e a estática associada às posturas e movimentos dos animais;
- Fazer uma abordagem à apreciação morfológica dos animais com objetivos técnicos e lúdicos.
I. PROGRAMA DAS AULAS TEÓ RICAS
1. Definição e âmbito de estudo da EXO GNÓSIA
2. Etnologia
3. Caracteres morfológicos da espécie bovina e zebuína
3.1. Características gerais
4. Caracteres morfológicos da espécie equina e asinina
4.1. Características gerais
5. Caracteres morfológicos da espécie suína
5.1. Características gerais
6. Caracteres morfológicos da espécie canina
6.1. Características gerais
7. Caracteres morfológicos da espécie felina
7.1. Características gerais
8. Forma e função
8.1. Exemplos atua is da forma e função
II. PROGRAMA DAS AULAS PRÁTICAS
1. Exterior dos animais
1.1. Beleza relativa e bel eza absoluta
1.2. Defeito relativo e defeito absoluto
1.3. Regiões do exterior dos animais
2. Meios de contenção animal
3. Biometria
4. Tipos de P elagens
4.1. Classificação das pelagens de equinos e bovinos
5. Métodos de Identificação animal
6. Estimativa da idade dos animais
7. Mecânica e estática animal
8. Apreciação animal
O ensino teórico baseia-se na exposição oral apo iada por apresentações multimédia. Nas aulas práticas os alunos terão de executar alguns protocolos, alguns na sala de aula outros nas instalações animais com a aplicação e/ou observação de conceitos práticos e teóricos previamente apresentados.
Serão disponibilizados aos alunos os ficheiros das aulas lecionadas, bem como os protocolos utilizados nas aulas práticas.
Modo 1 – Avaliação Contínua
Modo 2 – Avaliação Contínua seguida de Avaliação Complementar
Modo 3 – Avaliação por Exame Final
A avaliação contínua baseia-se na rea lização de 2 testes escritos sobre a matéria teórica e prática lecionada.
A classificação final (CF)
CF= (teste 1 + teste 2) / 2
O aluno será aprovado se a CF for igual ou superior a 9,5 valores com,
• Obtenção de frequência à unidade curricular
• Classificação de cada um dos 2 testes escrito s não inferior a 9 valores.
A classificação média dos 2 testes escritos não pode ser inferior a 9,5 valores
Cid, P.S. (2001). O Exterior dos bovinos das Raças A utóctones.
Cid, P.S. (2001). O Exterior do Cavalo.
Fraústo da Silva, et al. (2003). Estimati va da idade dos equinos através do exame dentário.
Portas, M. (2003). Identificação de Equinos.
Sañudo, C., Forcada, F., Cepero, R., & Thos, J. (1984). Manual de diferentiation etnológica.
Silva, A.T.M. (2009). Guia para o estudo do cavalo.
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