Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação e Formação

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Objetivos

1. Aprofundar os princípios subjacentes ao desenvolvimento da conduta investigativa.
2. Aprofundar o desenvolvimento de competências reflexivas e colaborativas no domínio da investigação.
3. Promover o desenvolvimento de competências no domínio da análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos.
4. Promover a utilização de suportes informáticos de análise de dados.

Programa

1. Análise de dados quantitativos
1.1. Construção e manipulação de uma base de dados
1.2. Descrição univariada dos dados
1.3. Tabelas de contingência
1.4. Associações entre variáveis
1.5. Comparações entre grupos
1.6. Construção de escalas e análise da consistência interna
1.7. Análise de componentes principais
1.8. Análise de correspondências múltiplas
1.9. Análise de clusters
2. Análise de dados qualitativos
2.1. Perspetivas e tipos de análise de conteúdo
2.2. Unidade de análise e sistema de categorias
2.3. Validade e fidelidade
2.4. Etapas e operações da análise de conteúdo
2.5. Programas informáticos e aplicação prática

Métodos de ensino

As unidades de conteúdo são desenvolvidas a partir de diversos métodos de ensino- -aprendizagem, o método expositivo, através da sistematização teórica e exemplificação das diferentes técnicas em estudo, por parte da docente; a dinamização de sessões na aula a cargo de grupos, para apresentação de trabalhos; trabalho individual e de grupo, com utilização do computador para treino e aplicação das aprendizagens.

A avaliação baseia-se em dois tipos de elementos distintos, um trabalho de grupo e um teste de avaliação individual:

1) O trabalho de grupo consiste numa análise crítica de uma dissertação de mestrado, incidindo nas estratégias de produção e análise de dados, tendo em consideração os objetivos da dissertação.

2) O teste de avaliação individual consiste na realização de análise de dados quantitativos, com utilização do computador.

Bibliografia

Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bryman, A., & Cramer, D. (1993). Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS. Oeiras: Celta.
Carvalho, H. (2008). Análise multivariada de dados qualitativos: Utilização da análise de correspondências múltiplas com SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.

Guerra, I. (2006), Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Sentidos e formas. Estoril: Editorail Principia.
Hill, M. M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Laureano, R. (2011). Testes de hipóteses com o SPSS. O meu manual de consulta rápida. Lisboa: Edições Sílabo.
Lima, J. A., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação. Porto: Porto Editora.
Pereira, A. (1999). Guia prático de utilização do SPSS: análise de dados para ciências sociais e Psicologia. Lisboa: Sílabo.
Pestana, M. H., & J. N. Gageiro (2005). Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.

Código

0201452

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%