Fundamentos e Aplicações da Matemática Elementar

« Voltar

Objetivos

1) Aprofundar conceitos fundamentais à abordagem dos temas matemáticos que figuram nos programas e orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico;

2) Desenvolver o gosto pela Matemática e pela redescoberta de relações e de factos matemáticos;

3) Refletir sobre fatores determinantes no sucesso do ensino da Matemática, tais como a importância de se investir no rigor das definições e do raciocínio matemático, no conhecimento de factos e procedimentos, numa adequada passagem do concreto para o abstrato, sem se saltar etapas, e no desenvolvimento da comunicação matemática e de estratégias de resolução de problemas, entre outros aspetos;

4) Aplicar ferramentas matemáticas na resolução de situações problemáticas que se enquadrem na área de formação do aluno;

5) Desenvolver a capacidade de pesquisa, a criatividade e a autonomia;

6) Experimentar recursos didáticos adequados ao ensino dos tópicos em estudo.

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de ensino

Aulas Teórico-Práticas e Sessões de Orientação Tutorial.

Os temas serão discutidos e explorados detalhadamente mediante a resolução de problemas e exercícios, utilizando recursos adequados a cada situação. Será valorizado os trabalhos individuais nos quais cada aluno apresentará um tópico específico respeitante a Números e Operações/Organização e Tratamento de Dados e respeitante a Geometria e Medida. Serão presentados trabalhos em grupo evidenciando uma análise às fichas aplicadas aos alunos da educação pré-escolar e aos manuais do 1.º Ciclo do Ensino Básico, seguidos de debate e análise crítica, bem como trabalhos em grupo sobre materiais manipuláveis e suas aplicações.

A unidade curricular beneficiará da utilização da plataforma Moodle de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

Aharoni, R. (2008). Aritmética para pais: um livro para adultos sobre a matemática das crianças. Gradiva.

Breda, A. et al. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. ME-DGIDC.

Long, C. & DeTemple, D. (2006). Mathematical Reasoning for Elementary Teachers. Pearson Education.

Ma, L. (2008). Aprender e Ensinar Matemática Elementar. Gradiva.

Maia, J. S. (2009). Aprender… Matemática do Jardim-de-Infância à Escola. Porto Editora.

Migueis, M. & Azevedo, M. (2007). Educação Matemática na Infância: Abordagens e desafios. Edições Gailivro.

Palhares, P. (Coord.) (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel–Edições Técnicas.

Palhares, P., Gomes, A. & Amaral, E. (Coord.) (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel–Edições Técnicas.

Pimentel, T. et al. (2010). Matemática nos Primeiros Anos. Texto Editora.

Ponte, J. P. et al. (2009). Álgebra no Ensino Básico. MEC.

Código

0201394

ECTS

5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 10 horas
  • Teórico-Práticas - 50 horas

Método de Avaliação

  • Trabalhos em grupo: 45%
  • Trabalhos individuais: 55%