Estimular a progressiva construção de um posicionamento teórico norteador da futura prática educativa; Estimular a construção de uma atitude de observação, pesquisa e reflexão face às múltiplas questões relacionadas com o desenvolvimento infantil; Contribuir para o desenvolvimento de estratégias de autoinformação e autoaprendizagem. Quanto às Competências: Adquirir informações factuais sobre o que caracteriza o desenvolvimento infantil nas suas dimensões cognitiva, motora, afetiva, social e moral; Articular os conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil com os comportamentos manifestados pelas crianças; Identificar os fatores que intervêm no desenvolvimento e a forma como se manifesta essa influência; Analisar as várias teorias do desenvolvimento; Adquirir competências instrumentais necessárias à observação e análise do desenvolvimento infantil; Desenvolver competências de autoformação e hábitos de pesquisa.
1. Enquadramento conceptual do desenvolvimento infantil. História e Métodos da Psicologia do Desenvolvimento;
2. Fatores responsáveis pelo desenvolvimento e sua interação: Hereditariedade e meio ambiente como codeterminantes do desenvolvimento;
3. Teorias do Desenvolvimento Humano;
4. Desenvolvimento pré-natal, nascimento e recém-nascidos;
5. Desenvolvimento Psico-motor;
6. Desenvolvimento da Linguagem;
7. Pré-Lógica e Representação da Matemática;
8. Afetividade e Interação Social;
9. Desenvolvimento Moral.
Aulas de cariz teórico, expositivo e teórico-prático. Avaliação Contínua. A avaliação processou-se através de: Realização de duas frequências incidindo em toda a matéria; Realização de um trabalho prático em grupo (relatórios de atividades e reflexões pessoais versando as atividades práticas realizadas); Participação em atividades na aula e realização de pequenos trabalhos; Realização de trabalhos de consulta e pesquisa (componente opcional / alternativa de avaliação).
Baltes, P., Reese, H., & Nesselroade, J. (1988). Life-span developmental psychology: Introduction to research methods. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.
Bee, H. (2009). Lifespan Development. Boston: Pearson International Edition.
Bowby, J. (1984) - Apego. S. Paulo: Martins Fontes.
Coll, C. (1995). Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Feldman, R (2006). Development across the Life Span. NJ: Pearson Prentice Hall.
Papalia, D.E., Olds, S.W., Feldman, R.D. (2007). Human Development. N.Y.: McGraw-Hill.
Piaget, J. (1977). Seis estudos de Psicologia. Lisboa: D. Quixote.
Piaget, J; Inhelder, B (1979). A psicologia da criança. Do nascimento à adolescência. Lisboa: Moraes Editores.
Schaffer, D. R. (2005). Psicologia do Desenvolvimento – Infância e Adolescência. São Paulo: THOMSON.
Vygotsky, L.S. (2001). Construção do pensamento e da linguagem. S. Paulo: Martins Fontes.
0104893
6