Desenvolvimento do Aluno em Contexto Educativo

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Objetivos

1º Meta-refletir sobre o sistema educativo português nas suas múltiplas variáveis
2º Produzir pensamento sobre os desafios institucionais e pessoais que se colocam ao desenvolvimento multidimensional do estudante
3º Convocar conhecimentos para refletir sobre o estudante dos ensinos básico e secundário na qualidade de aprendente e pessoa em desenvolvimento
4º Analisar criticamente as variáveis pessoais que se prendem com a realização de tarefas académicas, nomeadamente os processos e estilos de aprendizagem, o tipo de tarefa, os ritmos e a capacidade de resiliência, e a inteligência emocional
5º Mobilizar conhecimentos sobre conflitos e a sua resolução em contextos educativos
6º Repensar as aprendizagens informais através de várias fontes, nomeadamente dos média e do software pessoal, compreender as suas dinâmicas e tirar ilações para a otimização do sucesso académico
7º Compreender a excelência académica, através de uma leitura sistémica e integrada.

Programa

1. O sistema educativo e o sucesso

  • O contexto Português no todo europeu
  • Análise do sistema educativo com vista ao sucesso
  • Boas práticas de envolvimento na escola e na aprendizagem
  • Experiências de sucesso

2. O estudante dos ensinos básico e secundário enquanto aprendente

  • Motivação e sucesso
  • Tipos de tarefas e processos motivacionais
  • Processos atencionais
  • Estilos de aprendizagem
  • Inteligência emocional e aprendizagem
  • Avaliação e sucesso

3. A escola como contexto de desenvolvimento e de aprendizagens

  • A escola como espaço afetivo, cognitivo e social
  • A organização (espaço e tempo) da escola como fator promotor de desenvolvimento
  • As relações e as dinâmicas da sala de aula
  • Constituição de turmas: cumplicidades, afetos e comportamentos

4. Convivência e conflito em contextos educativos

5. Os média e a aprendizagem

6. Sistema educativo, escola e excelência académica

  • Conceito de excelência académica
  • Programas de promoção da excelência
  • Os alunos excelentes nas suas relações

Métodos de ensino

Com esta unidade curricular pretende-se contribuir, prospectivamente, para um desenvolvimento profissional reflexivo e crítico dos estudantes. Otimiza-se uma metodologia quer centrada no estudante, quer nos processos interativos, vias privilegiadas da implicação dos mestrandos no seu processo de aprendizagem. Assim, promove-se o questionamento, o trabalho de reflexão (individual e grupo), o trabalho de investigação individual e em pequeno grupo e o debate crítico sobre os temas em foco. Releva-se a investigação (nacional e internacional), evidenciando as questões em debate no domínio da u.c.

Propõem-se 3 elementos de avaliação (a aferir com os mestrandos:

i) A elaboração individual de uma recensão critica de um artigo, considerado muito pertinente no contexto da u.c;
ii) Um trabalho de investigação ou um portfólio (modalidade a selecionar pelos mestrandos);
iii) A participação contínua ao longo das aulas. As ponderações dos 3 elementos de avaliação serão aferidas com os formandos.

Bibliografia

Caldeira, S.N., & Veiga, F.H. (2011). Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito. Lx: Fim de Século.
Goleman, D. (1995). Inteligência emocional. Lisboa: Temas e Debates.
Medeiros, M. T., & Peixoto, E. (2005). Desenvolvimento e aprendizagem. P. D.: Univ. Açores e Dir. Regional da Ciência e Tecnologia.
Melo, P., & Medeiros, T. (2013). Padrões de utilização da internet na adolescência. In I. E. Rego & S. N. Caldeira,
Prevenir ou remediar? (pp. 43-72). Braga: Psiquilíbrios Ed.
Olson, M. (2008). Introd. to theories of learning. Pearson Higher Education.
Peixoto, E. (1995). Aprendizagem de mestria e resolução de problemas. Lx: McGraw-Hill.
Quaresma S. C. P. (2010). Excelência académica em estudantes no final do ens. secundário. Tese de Mestrado. Uac, P. Delgada.
Taveira, M. C. (2005). Temas de psicologia escolar. Coimbra: Quarteto Ed..
Joyce-Moniz, L. (2002). A modific. do comportamento. Lx: Livros Horizonte.
Shanks, D. (2008). Psychology of learning. London: Sage Publ.

Código

0201458

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%