1- Consolidar os conceitos fundamentais na área da Matemática, que são explorados nos manuais escolares, no âmbito dos programas e orientações curriculares para o Pré-Escolar e para o Ensino Básico;
2- Conceptualizar estratégias que permitam o desenvolvimento do gosto pela Matemática;
3- Dominar as ferramentas necessárias para a construção de Ateliês em sala de aula que explorem: a importância do rigor das primeiras conceptualizações e do raciocínio matemático; o conhecimento de factos e procedimentos perante o meio social; a passagem do concreto para o abstrato de forma interativa; o desenvolvimento da comunicação matemática e de estratégias de resolução de problemas.
4- Usar ferramentas que dotem o aluno da segurança necessária no ensino do pré-escolar e ensino básico para explorar temas que conciliem a matemática e as experiências do quotidiano.
5- Desenvolver a capacidade de pesquisa, a criatividade, autonomia e a relação com conteúdos avançados na Matemática;
1. Construção de sinergias entre o abstrato e o intuitivo na Matemática.
1.1. A exploração qualitativa e quantitativa.
1.2. Desconstrução do abstracionismo e simbolismo da Matemática: Perspetiva algébrica, analítica e geométrica.
1.3. Estruturação, manipulação e dinâmica dos objetivos na aprendizagem matemática.
1.4. Técnicas de observação e conexão em exercícios, problemas e atividades.
1.5. Estrutura dos Ateliês e Oficinas da Matemática e a sua importância.
1.6. Exploração de técnicas de transição de nível no ensino da Matemática.
1.7. Dinâmica do raciocínio algébrico, analítico e geométrico.
1.8. A transversalidade da matemática como ferramenta de ensino.
2. Aplicações no Ensino Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
2.1. Ateliês com fundamentação algébrica, analítica e geométrica.
2.2. Oficinas de Números e Operações, Geometria e Medida e Organização e Tratamento de dados.
Aulas dinâmicas, em modo virtual, assentes na estratégia de “Aprender Fazendo”.
Fragmentação do ensino em unidades de Atelier Virtual e de Oficina Virtual, usando comunicação síncrona e assíncrona, onde os alunos possam desenvolver as suas capacidades, treiná-las e melhorá-las, sob uma Orientação Tutorial. Os temas serão discutidos e explorados detalhadamente mediante a apresentação de exercícios, problemas e atividades presentes em manuais escolares.
Os alunos são incentivados a adquirir competências, através do conhecimento, e a desenvolver uma atitude ativa perante a matemática.
O desenvolvimento da componente letiva da unidade curricular assenta na utilização da plataforma Moodle disponível na Universidade dos Açores, para as aulas assíncronas, bem como no uso do sistema colibri-zoom para as aulas síncronas.
NRP (1991). À descoberta dos números: contar, cantar e calcular. Editado por Institut National de Recherche Pédagogique.
Palhares, P. (Coord.) (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Edições Técnicas.
Palhares, P., Gomes, A. & Amaral, E. (Coord.) (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Edições Técnicas.
Pimentel, T. et al (2010). Matemática nos primeiros anos: Tarefas e desafios para a sala de aula. Texto Editores.
Cabral, J. (2019). "Apontamentos do Professor - Dinâmicas em Matemática Elementar", Universidade dos Açores
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