Ação Educativa em Rede

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Objetivos

1. Explicitar o conceito de rede, tal como é utilizado nas ciências sociais
2. Distinguir tipos de redes educativas, quanto à sua composição e estrutura
3. Caracterizar redes educativas com base nos seus principais traços definidores
4. Explicitar as potencialidades inerentes às redes educativas
5. Enunciar os principais riscos inerentes à constituição e funcionamento de redes educativas
6. Selecionar adequadamente estratégias e métodos de recolha de dados sobre redes educativas
7. Enunciar fundamentadamente os principais métodos e técnicas básicas de análise de dados sobre redes educativas e argumentar a respeito da sua utilidade

Programa

1. O conceito de rede nas ciências sociais
2. Tipos de redes educativas
3. Traços definidores das redes em educação
4. Potencial das redes educativas
5. Problemas e tensões no funcionamento das redes educativas
6. A recolha de dados sobre redes educativas
7. A análise de dados sobre redes educativas

Métodos de ensino

O processo de ensino-aprendizagem assenta num papel ativo, reflexivo e inquiridor do aluno. As sessões são dinamizadas articulando: exposição por parte do docente; trabalho individual; trabalho de aprendizagem cooperativa em pequeno grupo; debate em pequeno e grande grupo. A avaliação tem um carácter contínuo e incide sobre dois tipos de elementos: 1) participação nas atividades da unidade curricular, designadamente, assiduidade, pontualidade, sentido de responsabilidade no cumprimento das tarefas, contributo para o trabalho de equipa, qualidade dos materiais produzidos nas aulas práticas e qualidade das intervenções individuais realizadas nas aulas e nas apresentações orais (50%); e 2) apresentação oral de um trabalho escrito, realizado em grupo (50%).

Bibliografia

Borgatti, S. B., Everett, M. G., & Johnson, J. C. (2013). Analyzing social networks. Los Angeles, CA: Sage.
Katz, S., Earl, L. M., & Jaafar, S. B. (2009). Building and connecting learning communities: The power of networks for school improvement. Thousand Oaks, CA: Corwin Press.
Lieberman, A., & Grolnick, M. (1996). Networks and reform in American education. Teachers College Record, 98(1), 7-44.
Lima, J. Á. (2006). A governação em rede na educação: potencialidades e riscos. Administração Educacional, 6, 6- 35.
Lima, J. Á. (2007). Redes na educação: questões políticas e conceptuais. Revista Portuguesa de Educação, 20(2),
151-181.
Lima, J. Á. (2010). Thinking more deeply about networks in education. Journal of Educational Change, 11(1), 1-21.
Meyers, E., Paul, P. A., Kirkland, D. E., & Dana, N. F. (2009). The power of teacher networks. Thousand Oaks, CA: Corwin Press.
Scott, J., & Carrington, P. J. (Eds.) (2011). The Sage handbook of social network analysis. Los Angeles & London: Sage

Código

0201456

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 2) apresentação oral de um trabalho escrito, realizado em grupo: 50%
  • : 1) participação nas atividades da unidade curricular, designadamente, assiduidade, pontualidade, sentido de responsabilidade no cumprimento das tarefas, contributo para o trabalho de equipa, qualidade dos materiais produzidos nas aulas práticas e qualidade das intervenções individuais realizadas nas aulas e nas apresentações orais : 50%