Introdução às Ciências Sociais

« Voltar

Objetivos

O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos alunos uma grelha teórica acerca da génese e desenvolvimento das ciências sociais e das suas diversas disciplinas, com o domínio de conceitos, teorias sociais e problemas, de modo a perceberem como se pensa a sociedade e as estruturas e dinâmicas sociais de forma interdisciplinar.

1. Competências genéricas:

1.1. Organização e fluência da expressão oral e escrita.

1.2. Capacidade de análise e de síntese.

1.3. Capacidade de lidar com informação complexa e contraditória.

1.4. Capacidade de conceptualização e de problematização.

2. Competências específicas:

2.1. Conhecimento genérico sobre a génese e desenvolvimento das ciências sociais, com o domínio de conceitos e teorias sociais.

2.2. Capacidade de pensar a sociedade e as estruturas e dinâmicas sociais de forma interdisciplinar, a partir dequestões transversais às diferentes ciências sociais.

Programa

Introdução:

O que é o conhecimento?

1. As interpretações de senso comum. A proposta racionalista de rutura com as pré-noções: relativização, relacionação, autorreflexividade. Boa ciência versus má ciência: o problema dos valores; a ciência como conhecimento social.

2. Os conceitos de “sociedade” e de “social”. Ciências humanas ou ciências sociais? Porque existem as ciências sociais? Objeto e âmbito das ciências sociais. A génese das disciplinas e o alargar do território das ciências sociais: autores e teorias.

3. Objetividade/subjetividade: é possível uma ciência social “neutra”? A questão da “neutralidade axiológica”: defensores e críticos. Racionalidade, objetividade e relativismo. Os diversos tipos de relativismo. A contribuição da crítica pós-moderna para o debate.

4. Os paired concepts como falsas antinomias ou controvérsias. Conclusão: Ciências sociais e sociedade no século XXI.

Conclusão:
Ciências sociais e sociedade no século XXI.

Métodos de ensino

1. Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos ativos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).

2. A exposição do docente focará sobretudo as questões teóricas, destacando o modo como se desenvolveram as ciências sociais, a contribuição de alguns cientistas sociais para os debates e sugerindo quais são os problemas centrais nas ciências sociais hoje.

3. Os estudantes lerão e debaterão nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstre a correta operacionalização dos conceitos. Deste modo, os próprios estudantes serão chamados a participar no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.

Bibliografia

CORCUFF, Philippe, As Novas Sociologias. A realidade social em construção, “Heterodoxias”, 2ª ed., Sintra, VRAL, 2001 [edição original: 1995].

COSTA, António Firmino da, Sociologia, “O que é”, 4ª ed., Lisboa, Quimera, 2003 [edição original: 1992].

FERNANDES, António Teixeira, Recomposição Social e Abordagens Teóricas, “Biblioteca das Ciências Sociais, 71”, Porto, Edições Afrontamento, 2009.

LAHIRE, Bernard, L’esprit sociologique, “Textes à l’appui”, Paris, La Découverte, 2005.

LAHIRE, Bernard, Monde pluriel. Penser l’unité des sciences sociales, “La couleurs des idées”, Paris, Éditions du Seuil, 2012.

SILVA, Augusto Santos, Entre a Razão e o Sentido. Durkheim, Weber e a Teoria das Ciências Sociais, “Biblioteca das Ciências do Homem, 9”, 3ª ed., Porto, Edições Afrontamento, 2001 [edição original: 1988].

SKINNER, Quentin (dir.), As Ciências Humanas e os seus grandes pensadores, “Nova Enciclopédia, 31”, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1992 [edição original: 1985].

Código

0102009

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 50%
  • 2.ª Frequência: 50%