Técnicas de Microbiologia

« Voltar

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam e complementem os conhecimentos básicos adquiridos em aulas práticas da disciplina de microbiologia. Os conhecimentos a desenvolver relacionam-se com a utilização de técnicas adequadas para o isolamento de microrganismos (MO) a partir de várias amostras, a sua caracterização e técnicas que permitam a sua identificação. Pretende-se ainda transmitir aos estudantes conhecimentos que permitam a compreensão de algumas técnicas utilizadas em controlo de qualidade e na avaliação da sensibilidade a antibióticos, assim como os procedimentos adequados em Segurança num laboratório de Microbiologia. No final das aulas espera-se que os estudantes saibam manter atitudes adequadas no laboratório, aplicando os conhecimentos em segurança laboratorial, desenvolvam aptidão para o trabalho em equipa, desenvolvam hábitos de registo adequado de todos os procedimentos e possam interpretar os resultados experimentais resultantes das diferentes técnicas.

Programa

Introdução à disciplina: normas de conduta e regras de segurança; cadernos de laboratório como modo de registo dos procedimentos.

Observação de bactérias em m.o.: técnicas de coloração de Gram, negativa, endosporos; observação de preparações com outras técnicas de coloração e em m.o. contraste de fase.

Isolamento e crescimento de MO: meios de cultura; técnicas de isolamento; influência dos fatores físicos; caracterização cultural; manutenção das culturas.

Caracterização bioquímica das bactérias e identificação: metabolismo de compostos de carbono e, azotados; enzimas respiratórias; enzimas extracelulares; fatores de crescimento; kits de identificação.

Métodos de identificação independentes do crescimento: métodos moleculares; utilização de anticorpos.

Isolamento de bactérias esporuladas do solo.

Análise bacteriológica da água e do leite.

Avaliação da sensibilidade das bactérias a antibióticos: técnica da difusão em agar; determinação da Concentração Inibitória Mínima.

Métodos de ensino

A componente TP integra a apresentação dos fundamentos teóricos, técnicas, e concepção experimental. Será seguida uma metodologia de exposição interativa e estimulando a discussão.

Na componente P, os estudantes realizam trabalho prático, utilizando as técnicas abordadas e seguindo os protocolos disponibilizados. Os trabalhos são realizados em grupo e com acompanhamento. Os alunos desenvolvem trabalho em todas as componentes das técnicas usadas, passando pela organização do trabalho, pela preparação do material, pela execução das técnicas, observação, análise e discussão dos resultados. Cada aluno mantém o seu caderno de laboratório que utiliza em todas as aulas.

Bibliografia

Willey J.M., Sherwood L.M. & Woolverton C.J., 2014, Prescott's Microbiology, 9ª ed., Wm. C. Brown Publishers.

Wanda F. Canas Ferreira, João Carlos F. de Sousa e Nelson Lima ed. 2010. Microbiologia, Lidel, edições técnicas.

Alcântara, F., Cunha M. A. e Almeida M. A. 2001. Microbiologia : práticas laboratoriais. Aveiro : Universidade.

Código

0101525

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 45 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • 1 questionário: 30%
  • Assiduidade e Participação: 5%
  • Caderno de laboratório : 35%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%