Avaliação Educacional

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Objetivos

1. Discutir a utilização de diferentes paradigmas de avaliação no estudo de questões educativas, considerando a complexidade do processo avaliativo, suas funções e fatores que o afetam.
2. Comentar, de forma fundamentada, políticas e literatura sobre a avaliação educacional.
3. Analisar, em diferentes campos, práticas avaliativas experimentadas, observadas ou constantes de relatórios, identificando modelos e procedimentos de apreciação a elas subjacentes.
4. Construir dispositivos de avaliação a partir de dados relativos a situações concretas.

Programa

1. Conceitos de avaliação
2. Funções da avaliação
3. Modelos de avaliação
4. Ideologia e construção de referenciais avaliativos
5. Dispositivos e instrumentos de avaliação
6. Justiça e rigor na avaliação.

Métodos de ensino

Exposição dialogada e resolução de exercícios práticos, em forma de trabalho autónomo e/ou cooperativo sobre os conteúdos, sendo suporte para análise de políticas, literatura e prát. de avaliação, e para construção de dispositivos avaliativos. Também se prevê partilha de práticas avaliativas e realiz. de seminários sobre criação de dispositivos de aval. Os estudantes são classificados com base em 2 elementos: 1) Discussão, em seminário, de um dispositivo de aval. criado por eles; 2) uma das seguintes modalidades: a) comentário de texto, a realizar na aula; b) análise de ações avaliativas e respetivo feedback processual; c) respostas a cinco das perguntas inicialmente formuladas pelos estudantes acerca da avaliação em educação; d) prova escrita de avaliação. No início da disciplina, cada estudante declara, em registo escrito, o peso a atribuir a estes 2 elementos de avaliação, a partir de valores mín. e máx. estabelecidos pela docente. Um destes elementos é obrigatoriamente individual.

Bibliografia

1. Figari, G. (1996). Avaliar: que referencial? Porto: Porto Editora.
2. Formosinho, J.; Machado, J. & Oliveira-Formosinho, J. (2010). Formação, desempenho e avaliação de professores. Mangualde: Pedago.
3. Hopkins, D. (2007). Every school a great school. New York: Open University Press/ McGraw-Hill.
4.House, E. R. & Howe, K. R. (2001). Valores en evaluación e investigación social. Madrid: Morata.
5. Kellaghan, T.; Stufflebeam, D., L. & Wingate, L. A. (Eds.) (2003). International handbook of educational evaluation. Boston: Kluver Academic Publishers.
6. Serpa, M.S.D. (2010). Compreender a avaliação. Lisboa: Colibri.

Código

0201455

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • De acordo com o definido no programa: 100%