Introdução aos Métodos e Técnicas de Investigação Social

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Objetivos

Objetivo geral
Ajudar os estudantes a desenvolverem competências básicas para a conceção e realização de pesquisa social.

Competências:
1. Reconhecer a importância da investigação e da pesquisa na abordagem de problemáticas sociais e sociológicas;
2. Demonstrar consciência da natureza, etapas e procedimentos principais do processo de investigação social;
3. Manifestar capacidade reflexiva e hábitos de inquirição;
4. Reconhecer as implicações éticas do processo investigativo e planificar cuidadosamente o seu comportamento a este nível;
5. Aplicar adequadamente, em situações concretas (através de exercícios práticos e/ou de simulações), as aprendizagens realizadas na unidade curricular;
6. Evidenciar capacidade de trabalho em equipa.

Programa

1. Natureza do conhecimento científico
2. Imaginação sociológica e pesquisa social
3. Etapas do processo de investigação
4. Escolha do tema e formulação do problema de investigação
5. Objetivos e questões de pesquisa
6. Desenvolvimento do quadro concetual e procedimentos de referenciação de fontes
7. Modelo de análise
8. Paradigmas de investigação e tipos de estudos
9. Desenhos de pesquisa
10. Principais instrumentos de recolha de dados: uma breve introdução
11. Introdução à análise de dados
12. Ética na investigação: desafios e recomendações metodológicas
13. Redação de um trabalho científico

Métodos de ensino

No âmbito da unidade curricular, são utilizadas diversas metodologias complementares:
1. Realização de pequenos trabalhos práticos, pelos estudantes, em grupo;
2. Apresentação e discussão de conteúdos por parte do professor, em diálogo crítico com a turma;
3. Sessões de debate;
4. Apresentações orais, individuais e/ou em grupo, dinamizadas pelos estudantes, com discussão de trabalhos sobre temáticas da unidade curricular.

Bibliografia

Almeida, J. F., & Pinto, J. M. (1995). A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença.
Anderson, G. (1990). Fundamentals of educational research. London: The Falmer Press.
Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.
Hill, M. M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Lima, J. Á., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação. Porto: Porto Editora.
Marçal, D. (2014). Pseudociência. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (1992). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lúcio, P. B. (2014). Metodologia de investigación (6.ª ed.). México: McGraw-Hill.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Orgs.) (1986). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento.

Código

0105224

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 70%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%