Marketing II

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Objetivos

A presente Unidade Curricular aprofundar os conhecimentos na área de Marketing, sensibilizando-os para a crescente importância destes e das suas ferramentas nas organizações, face a um mercado cada vez mais global. Assim, os objetivos gerais são os seguintes:

1. Compreender a evolução do Marketing e as novas tendências;

2. Definir o papel do Marketing em empresas de serviços;

3. Perceber as especificidades dos conceitos operacionais de Marketing;

4. Compreender a nova realidade em termos digitais.

Em termos de competências é fundamental dotar os discentes da capacidade de:

1. Analisar a nova realidade digital em termos empresariais;

2. Conhecer as diferentes dimensões da gestão de marcas;

3. Estruturar e tomar decisões na elaboração de um plano de Marketing;

4. Compreender as diferentes fases de elaboração do plano;

5. Conhecer e explorar as diferentes estratégias de Marketing pessoal.

Programa

Ao longo desta unidade curricular serão desenvolvidos e aprofundados alguns dos conceitos de Marketing. Os conteúdos serão lecionados com a seguinte estrutura:

1. O Marketing Mix – Comunicação

2. O Marketing Mix – Distribuição

3. O Marketing Mix – Serviços

4. Sistema de Informação de Marketing

5. Gestão de Marcas, Marketing pessoal

6. Marketing Digital

Métodos de ensino

Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Kotler, P., Armstrong, G. (2008) Principles of Marketing, Prentice-Hall:New York

Scott, David Meerman (2008) The New Rules of Marketing and PR: How to Use News Releases, Blogs, Podcasting, Viral Marketing and Online Media to Reach Buyers Directly, John Wiley and Sons.

Lovelock, Christopher H. (2007) Services Marketing, 6/E, Prentice-Hall:New York

Código

0103028

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: : 60%
  • Projeto em grupo: 40%