Inglês IV

« Voltar

Objetivos

Inglês IV (925) desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (B2 do QECR). Os alunos que concluem com êxito Inglês III conseguem:

1. Falar com clareza e fluência, apesar de algumas interferências da língua materna. São capazes de expressar opiniões, fazer relatos, desenvolver argumentos e participar em conversas extensas sobre a sua área e sobre as;

2. Escrever, de forma clara e detalhada, textos descritivos, narrativos, analíticos e argumentativos;

3. Ler com um elevado grau de autonomia e selecionar/processar informação de conteúdos escritos;

4. Acompanhar discursos extensos e linhas de argumentação complexas. São também capazes de compreender com facilidade materiais em formato áudio-vídeo em inglês padrão.

Programa

1. Prática da compreensão e produção orais, através da análise de filmes ou de debates sobre assuntos relevantes, desenvolvendo competências para discursar em público;

2. Prática da compreensão e produção escritas, através da análise de textos escritos e de filmes, desenvolvendo competências para uma escrita analítica, bem como para a revisão e edição do trabalho escrito;

3. Focalização na gramática da língua inglesa, através da revisão e do estudo aprofundado de nomes, determinantes, orações relativas e adjetivas, advérbios intensificadores, comparativos e superlativos, frases condicionais, frases nominais, conetores frásicos (adição, contraste, causa, sequência), estruturação de parágrafos (por organização espacial, relevância, causa/efeito e por comparação/contraste), consolidando com exercícios escritos e orais (sobretudo a partir do manual The Functions of English Grammar).

Métodos de ensino

Em Inglês IV (925), é utilizada uma abordagem de ensino sistemática e cumulativa que desenvolve competências em língua inglesa a um nível intermédio-avançado (nível B2 do QECR). O programa é adaptado às necessidades dos alunos de relações públicas e comunicação e é centrado em géneros de textos relevantes, havendo simultaneamente exploração de vocabulário e de estruturas. A prática nas quatro competências (ler, escrever, ouvir, falar) é complementada com uma revisão gramatical.

Bibliografia

Azar, Betty Schrampfer. Understanding and Using English Grammar. 3rd revised ed. New York: Pearson Education, 2004.

 

Bernard, Sheila Curran. Documentary Storytelling: Making Stronger and More Dramatic Nonfiction Films. 2nd ed. St. Louis: Focal Press, 2007.

 

Celce-Murcia, Marianne and Diane Larsen-Freeman. The Grammar Book. 2nd ed. Boston: Heinle & Heinle, 1998.

 

Field, Syd. Screenplay: The Foundations of Screenwriting. New York: Bantam Doubleday, 1994.

 

Giannetti, Louis. Understanding Movies. 8th ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1998.

 

Holschuh, Louis W. The Functions of English Grammar (The Holschuh Esl Grammar Ser.). Cambridge University Press, 1994. [updated in 2015]

 

Kent, Michael L. "The Power of Storytelling in Public Relations: Introducing the 20 Master Plots." Public Relations Review, vol. 41, no. 4, 2015, pp. 480-489.

 

Reid, Stephen. The Prentice Hall Guide for College Writers. 9th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 2011.

Código

0103026

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 20%
  • Portefólio de escrita: 30%
  • Teste de gramática: 30%
  • Teste de produção escrita: 20%