Turismo e Valores Patrimoniais

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Objetivos

Dotar os discentes de conhecimentos relacionados com as estratégias adotadas para o sector do turismo nível nacional e regional, sensibilizando-os para a importância do património existente contribuindo para o aumento da estada média e redução da sazonalidade com a elaboração de pacotes, itinerários ou rotas turísticas; No final, espera-se terem competência para identificar os produtos turísticos existentes na RAA, dominar linguagem técnica e contribuir na criação de produtos turísticos no âmbito do Turismo na Natureza e do Touring Cultural e Paisagístico;

Programa

1. Turismo nos Açores: Sua evolução, Análise e Caracterização;

2. Estratégias para o Turismo a nível Nacional (PENT) e Regional (POTRAA, Plano de Marketing e PEAT)

3. Produtos Turísticos Estratégicos para a RAA de acordo com o PENT e POTRAA

4. Turismo de Natureza

4.1. Caracterização do perfil do turista adepto do Turismo de Natureza

4.2. Estratégias diferenciadoras para a RAA

4.3. Mercados importantes para a Região;

5. Touring Cultural e Paisagístico

6. Geoparque Açores

7. Princípios básicos para a criação de uma Rota

Métodos de ensino

O programa teórico da disciplina está organizado em blocos temáticos e é apoiado em aulas presenciais e por projeções dos tópicos das matérias bem como por ilustrações alusivas e pela presença de pessoas convidadas que tragam e partilhem o seu conhecimento das diferentes áreas abordadas. A componente prática será essencialmente dedicada à criação de uma rota temática recorrendo aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Bibliografia

SILVA, Francisco, ALMEIDA, Mª do Céu (2011) – Plano Estratégico de Animação Turística para os Açores, Associação Regional de Turismo

SILVA, Francisco, TOSTE, José, LEANDRO, Cátia (2013) - Contributos para a Valorização do Touring Cultural e Paisagístico nos Açores, Revista Atlântida, IAC

SREA. (2007). Estudo sobre os turistas que visitam os Açores: 2005-2006. Angra do Heroísmo: Serviço Regional de Estatística dos Açores;

Turismo de Portugal (2007) PENT – Plano Estratégico Nacional para o Turismo

OMT – Código Mundial de Ética para o Turismo

Código

0103021

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 40%
  • Trabalho prático: 60%