Introdução à Gestão I

« Voltar

Objetivos

A disciplina semestral de Introdução à Gestão I tem como objetivo principal dotar os alunos de uma visão do conjunto das matérias que constituem as diversas áreas de conhecimento na gestão de empresas. Dos objetivos a atingir no âmbito desta disciplina, destacam-se: A definição de organização e dos seus objetivos; o papel do gestor; fornecimento de uma perspetiva histórica do pensamento e da prática da gestão; conjugação do planeamento, estratégia e estrutura de uma empresa para potenciar o sucesso da mesma.

Pretende-se desenvolver nos alunos as seguintes competências Identificação de fatores chaves para o sucesso de uma organização, capacidade de resolução dos problemas de forma inovadora, análise critica a soluções alternativas.

Programa

I. GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES. PRINCIPAIS CONCEITOS

Definição de organização e seus objetivos

Macroestrutura das Organizações

A gestão: conceitos de eficiência e eficácia

O papel do Gestor

II. BREVE VISÃO HISTÓRICA DA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

Abordagens clássicas:

Abordagens comportamentalistas

Abordagens pragmáticas

Abordagem sistémica

Abordagem contingencial

Novas abordagens

III. OS SISTEMAS: INDIVIDUAL, DE GRUPO, ORGANIZACIONAL

Motivação

Comunicação

Liderança

Negociação

Responsabilidade social

IV. PROCESSO DE PLANEAMENTO, ESTRATÉGIA E DECISÃO

Planeamento, seus níveis e sua razão de ser

Adequação à abordagem contingencial e níveis de incerteza

Elementos essenciais do planeamento

Gestão e planeamento estratégico

O processo de planeamento estratégico

A dimensão humana do planeamento estratégico

V. ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES

Modelos de seleção

Métodos de ensino

Numa primeira fase o docente expõe ideias principais dos temas abordados abrindo assim caminho para o dialogo com os alunos onde se explora os vários temas bem como as experiências pessoais da turma com relevância para os temas abordados.

O docente faz uso de vários media para comunicar, de modo a reforçar e tornar mais eficiente a aquisição de conhecimentos nomeadamente textos, apresentações em powerpoint e vídeos.

Bibliografia

Kreitner, R. (2009) Management, Houghton Mifflin Company, 11th Edition
Teixeira, Sebastião (2010) Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2ª Edição.
Freire, Adriano (2008) Estratégia, Sucesso em Portugal, Verbo, 12 Edição
Chiavenato,I. (2011) Introdução à Teoria Geral da Administração, Elsevier, 8ª Edição

Código

0103019

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 70%
  • Trabalho: 30%