Introdução à Gestão I

« Voltar

Objetivos

1) Compreender o papel do gestor e os tipos de gestores;
2) Entender a evolução histórica do pensamento e da prática da gestão;
3) Entender a conjugação do planeamento, estratégia e estrutura de uma empresa;
4) Compreender os aspetos principais das diferentes áreas funcionais da gestão;
5) Definir um projeto de negócio e analisar a sua pré-viabilidade.

Programa

I. GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES. PRINCIPAIS CONCEITOS

1. Definição de organização e seus objetivos
2. Macroestrutura das Organizações
3. A gestão: conceitos de eficiência e eficácia
4. O papel do Gestor

II. BREVE VISÃO HISTÓRICA DA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

1. Abordagens clássicas:
2. Abordagens comportamentalistas
3. Abordagens pragmáticas
4. Abordagem sistémica
5. Abordagem contingencial
6. Novas abordagens

III. OS SISTEMAS: INDIVIDUAL, DE GRUPO, ORGANIZACIONAL

1. Motivação
2. Comunicação
3. Liderança
4. Negociação
5. Responsabilidade social

IV. PROCESSO DE PLANEAMENTO, ESTRATÉGIA E DECISÃO

1. Planeamento, seus níveis e sua razão de ser
2. Adequação à abordagem contingencial e níveis de incerteza
3. Elementos essenciais do planeamento
4. Gestão e planeamento estratégico
5. O processo de planeamento estratégico
6. A dimensão humana do planeamento estratégico

V. ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES

1. Modelos de seleção

Métodos de ensino

Numa primeira fase o docente expõe ideias principais dos temas abordados abrindo assim caminho para o dialogo com os alunos onde se explora os vários temas bem como as experiências pessoais da turma com relevância para os temas abordados.

O docente faz uso de vários media para comunicar, de modo a reforçar e tornar mais eficiente a aquisição de conhecimentos nomeadamente textos, apresentações em powerpoint e vídeos.

Bibliografia

Kreitner, R. (2009) Management, Houghton Mifflin Company, 11th Edition
Teixeira, Sebastião (2010) Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2ª Edição.
Freire, Adriano (2008) Estratégia, Sucesso em Portugal, Verbo, 12 Edição
Chiavenato,I. (2011) Introdução à Teoria Geral da Administração, Elsevier, 8ª Edição

Código

0103019

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 70%
  • Trabalho: 30%