A unidade curricular tem como objetivo principal permitir que os discentes fiquem habilitados a identificar e aplicar, com auxílio de software estatístico, métodos de inferência estatística adequados à resolução de problemas reais.
No final da aprendizagem pretende-se que os discentes sejam capazes de:
- realizar testes de hipóteses não paramétricos;
- efetuar a análise de variância a um e a dois fatores;
- estimar modelos de regressão linear simples e múltipla;
- efetuar previsões utilizando técnicas de séries temporais.
CAP. I: Testes de hipóteses não paramétricos
- Testes de ajustamento;
- Tabelas de contingência: teste de independência do qui-quadrado;
- Amostras emparelhadas: teste do sinal e teste de Wilcoxon;
- Amostras independentes: teste de Mann-Whitney;
- Coeficiente de correlação de Spearman.
CAP. II: Análise de variância
- Análise de variância a um fator;
- Teste de Kruskal-Wallis;
- Análise de variância a dois fatores.
CAP. III: Regressão Linear simples
- Apresentação e interpretação do modelo;
- Estimação dos parâmetros do modelo;
- Inferência sobre os parâmetros do modelo;
- Avaliação da qualidade do modelo de regressão;
- Previsão.
CAP. IV: Regressão linear múltipla
- Apresentação e interpretação do modelo;
- Estimação dos parâmetros do modelo;
- Inferência sobre os parâmetros do modelo;
- Avaliação da qualidade do modelo de regressão;
- Previsão.
CAP. V: Análise de séries temporais
- Números índice;
- Componentes das séries temporais;
- Médias móveis;
- Alisamento exponencial.
Aulas Teóricas - constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas em que se apresentam os conceitos fundamentais com recurso a exemplos de aplicação que ilustram a aplicação do tópico em estudo.
Aulas Práticas - funcionam articuladas e com as aulas teóricas, recorrendo-se à exposição e resolução de problemas práticos usando o software estatístico SPSS - Social Package for Social Science.
A unidade curricular beneficia ainda da utilização do Moodle, onde todos os materiais de apoio são disponibilizados.
P. Newbold, W. L. Carlson e B. Thorne (2010), Statistics for Business and Economics, Global Edition, 7ª Edição, .
Pearson Prentice Hall, ISBN -13: 978-0-13-507248-6, www.pearsonglobaleditions.com/newbold.
R. C. Guimarães e J. A. S. Cabral (2011), Estatística, 2ª Edição, Verlag Dashofer, ISBN: 978-989-642-108-3.
D. C. Montgomery e G. C. Runger (2003), Applied statistics and probability for engineers, 3ª Edição, John Wiley, ISBN: 0-471-20454-4.
0104645
6