Sociologia do Planeamento

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Objetivos

Pretende-se introduzir os principais conceitos do planeamento, dando particular relevo à sua dimensão sociológica. Discute-se o conceito de planeamento, as transformações das conceções de planeamento ao longo do tempo, a sua relação com os valores e com os fins, os atores sociais no planeamento e os principais métodos de planeamento, com destaque para a investigação-ação e para o papel da avaliação no planeamento.

Pretende-se dotar os alunos de competências ao nível de conceitos e dar-lhes uma panorâmica sobre os métodos para prepará-los para poderem vir a realizar formação com métodos avançados de planeamento.

Complementarmente, procurar-se-á realizar um exercício de produção de planeamento com os alunos em sala durante várias sessões, em ordem a dar aos alunos alguma noção das práticas de planeamento em sociologia.

Esta é uma disciplina que, sendo teórica, implica que os alunos adquiram conhecimentos que possam fundamentar a sua ação futura enquanto sociólogos profissionais.

Programa

1. O Planeamento como processo de investigação-ação

2. O Estatuto da avaliação no contexto do Planeamento em Sociologia

3. Elementos para uma definição do Planeamento em contexto sociológico

4. Práticas e métodos de planeamento

Métodos de ensino

São utilizados métodos centrados no professor, na medida em que são propostos aos alunos resumos das principais questões teóricas do planeamento em sociologia, mas também métodos centrados no aluno pois é solicitada a sua intervenção nas aulas e a discussão dos temas nos trabalhos práticos.

São, também, usados métodos audiovisuais auxiliares da aprendizagem, designadamente a projeção de diapositivos por meio do software PowerPoint.

Relativamente à intervenção dos alunos nas aulas, é pedido aos alunos que apresentem a sua opinião referente às várias partes da matéria e os alunos são questionados sobre esta e encorajados a colocarem dúvidas e apresentarem as suas opiniões.

São entregues aos alunos diversos textos de apoio, disponibilizados em PDF no Moodle.

Bibliografia

Capucha, Luís; Almeida, João Ferreira; Pedroso, Paulo e Silva, José Vieira (1996), “Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal”, Sociologia: Problemas e Práticas, nº 22, pp. 9/27.

Damon, Julien (2009), “Une culture de l’évaluation? ”, Sciences Humaines, nº 208, pp. 18/23.

Ferrão, João (1988), “A avaliação comunitária de programas regionais: aspectos de uma experiência recente”, Sociologia: Problemas e Práticas, nº 22, 1996, pp. 29/41.

Guerra, Isabel (2000), Fundamentos e processos de uma sociologia de acção: o planeamento em ciências sociais, Cascais, Principia.

Perestrelo, Margarida (2002), “Planeamento Estratégico e Avaliação: Metodologias de análise prospectiva”, Cidades Comunidades e Territórios, (4), pp. 33-43.

Vaz, Domingos Martins (1990), “Da Sociologia e do Planeamento: orientação metodológica exploratória” In AAVV, A Sociologia e a Sociedade Portuguesa na Viragem do Século, Actas do I Congresso Português de Sociologia, Lisboa, Fragmentos, vol. II, pp. 453-462

Código

0102001

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: : 30%
  • 2ª Frequência:: 70%