Sociologia da Comunicação

« Voltar

Objetivos

A disciplina de Sociologia da Comunicação em os seguintes objetivos de aprendizagem:

• Conhecer os principais conceitos e abordagens sociológicas na análise das especificidades dos processos comunicacionais em contextos face a face e no domínio organizacional, bem como através da análise dos mass-media

• Dominar os principais conceitos, abordagens teóricas e problemáticas associadas à análise sociológica dos processos comunicacionais, designadamente os processos de produção, apropriação e distribuição socialmente diferenciados da informação.

• Saber reconhecer e interpretar os processos comunicacionais nos diferentes contextos analíticos (face a face, organizacional e mass-media)

• Conhecer e identificar os principais paradigmas e teorias na análise dos processos comunicacionais (positivistas, sistémicos e construtivistas)

• Saber interpretar as principais problemáticas sociológicas associadas aos fenómenos comunicacionais.

Programa

1.O campo da Sociologia da Comunicação

1.1.O processo comunicacional: características e dimensões.

1.2. Os principais paradigmas sociológicos e a sociologia da comunicação

1.3. A comunicação como objeto sociológico.

2.Domínios e problemáticas da sociologia da Comunicação

2.1  A comunicação interpessoal e grupal

2.2. A comunicação organizacional.

2.3. Problemáticas sociológicas da comunicação de massas.

2.4. Os novos media e a sociedade da informação.

Métodos de ensino

A partir dos objetivos definidos, optou-se por uma abordagem que privilegia o comentário de textos associados às principais linhas do programa da disciplina (disponibilizados na plataforma moodle o que permite esclarecimentos online) bem como um modelo de aulas expositivas e interativas, com a participação efetiva dos alunos. A utilização da plataforma Moodle tanto para a realização de mini-testes como para esclarecimentos é essencial para uma correta metodologia de ensino desta disciplina.

Bibliografia

Bitti, Pio e Zani ,Bruna (1993) A comunicação como processo social. Lisboa, Estampa
Bourdieu, Pierre(1997) Sobre a televisão. Oeiras, Celta
savoirs. Paris, Sciences Humaines Éditions
Castells, Manuel (2000) A sociedade em rede São Paulo, Paz e Terra
Corcuff, Philippe (1997) As Novas Sociologias. Sintra, Vral
Esteves, João Pissarra (2011) Sociologia da Comunicação.Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
Ferin,Isabel (2002) Comunicação e culturas do quotidiano.Lisboa, Quimera
Fleur,Melvin L.(1976) Teorias de comunicação de massa. Rio de Janeiro, Zahar
Freixo, Manuel João Vaz (2006) Teorias e modelos de comunicação, Lisboa, Instituto Piaget
Monteiro, Ana Cristina et al.. (2006) Fundamentos da comunicação. Lisboa, Edições Sílabo
Inglis, Fred (1993) A teoria dos media. Lisboa, Veja
Maigret,Éric(2003) Sociologie de la communication et des médias.Paris,Armand Colin
McLuhan, M. Understanding media: the extensions of man. New York, MacMillan, 1964
Mesquita, Mário (2004) O quarto equívoco: o poder dos media na sociedade contemporânea. Coimbra, Minerva
Morin, Edgar (1967) Cultura de massa no século XX, Rio de Janeiro , Ed. Forense
Mucchielli, Alex (2006 4ª Ed,) Les sciences de l'information et de la communication. Paris, Hachette
Neveu, Érik (2001) Sociologie du journalisme. Paris, La Decouverte
Pedler, Emmanuel (2000) Sociologie de la communication, Paris , Nathan
Rodrigues , Adriano Duarte (2010) As técnicas da comunicação e da Informação. Barcarena, Editorial Presença
Sfez, Lucien (1991) A comunicação. Lisboa, Instituto Piaget
Sorlin,Pierre (1997)Mass Media Oeiras, Celta
Traquina Nelson(2000) O poder do jornalismo, Coimbra, Minerva
Wolf,Mauro (2003)Teorias da comunicação. Lisboa, Presença

Código

0101998

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Mini Testes: 40%