Sociologia da Cultura e dos Públicos

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Objetivos

Proporcionar aos alunos de Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento um espaço de reflexão sobre os temas fulcrais da Sociologia da Cultura e dos Públicos, i.e., seu objeto, teses e problemáticas, como também desenvolver a sua capacidade de análise crítica sobre as formas e práticas culturais características da modernidade tardia. Pretende---se, ainda, que o(a) aluno(a) adquira um conhecimento teórico, bem como prático sobre a gestão, produção e práticas culturais. Com base na leitura da bibliografia recomendada, bem como nas aulas expositivas, os(as) alunos(as) poderão obter um conhecimento aprofundado sobre os fundamentos teóricos mais proeminentes da Sociologia da Cultura e dos Públicos.

Programa

Estudo científico de cultura: Conceito | Cultura e civilização

Leitura recomendada:

- CRESPI, F. (1997), Manual de Sociologia da Cultura, Estampa, Lisboa, pp. 1-31.
- Uma análise sociológica sobre a cultura: Teorias e Correntes
- Teoria Crítica da Escola de Frankfurt

- TURNER, B. (2002), Teoria Social, Difel, Algés (Chapter 12)
- ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. (2000), “A Indústria Cultural: O Iluminismo como Mistificação de Massas”, Luiz Costa Lima, Teoria da Cultura de Massa, Paz e Terra, São Paulo.
- Cultura de elite | Cultura popular | Cultura de massas
- (Re)produção cultural: Arte, Literatura, Media

- ARENDT, H. (2007), “A Crise da Cultura”, in Entre o passado e o futuro. 6 ed, São Paulo, Perspectiva.
- CRESPI, F. (1997), Manual de Sociologia da Cultura, Estampa, Lisboa.
- “Cultura pós-­‐moderna”, Subculturas e o consumo cultural dos novos públicos

- TURNER, B. (2002), Teoria Social, Difel, Algés (Chapter 13)
- “Cultura-Mundo” | Museus, património e turismo cultural

- LIPOVESTKY, G. e SERROY, J. (2014), A Cultura Mundo: Resposta a uma Sociedade Desorientada, Edições 70, Lisboa.
- Atividades culturais de expressão urbana: ‘A cidade criativa’ | Novas indústrias culturais e criativas

- COMISSÃO EUROPEIA. (2010). LIVRO VERDE Realizar o potencial das indústrias culturais e criativas.
- LANDRY, C. (2008)[2000], The creative city: a toolkit for urban innovators (2nd ed), Comedia, Earthscan.
- Gestão e Produção Cultural
- Políticas Culturais: Da democratização à democracia cultural?

- LOPES, J. T. (2008), Da Democratização à Democracia Cultural: Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público, Profedições, Porto.
- Os públicos da cultura: práticas e consumos culturais em Portugal
- PAIS, J.M., MAGALHÃES, P., e ANTUNES, M.L. (coord.) (2022), Inquérito às Práticas Culturais dos Portugueses 2020: Síntese dos Resultados, ICS.

Métodos de ensino

São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:

– leitura de obras de apoio às aulas teóricas;
– discussão de debates teóricos relevantes;
– discussão de estudos de caso;
– acompanhamento pessoal dos alunos no horário de atendimento.

A formação curricular é ainda complementada por seminários, visitas de estudo e conferências.

Bibliografia

Bladen, C., J. Kennell, et al., Events Management: An Introduction, Routledge, London, 2012.

Chong, D., Arts Management, Routledge, London, NY, 2002.

Crane, D., The Sociology of Culture, Basil Blackwell, Cambridge, 1994.

Crespi, F., Manual de Sociologia da Cultura. Estampa, Lisboa, 1997.

David, T. (2008), Cross-Cultural Management: Essential Concepts, Sage, London, 2008.

Dicks, B. (2003) Culture on Display. The Production of Contemporary Visitability.London: Open U. Press.

Fortuna, C., org., Cidade, Cultura e Globalização. Ensaios de Sociologia, Celta Ed., Oeiras, 2001.

Hesmondhalgh, D., The Cultural Industries, Sage Publ., London, 2007.

Lima, M. L. S., Sociologia da Cultura: Perfil de uma Carreira, ICS, Lisboa, 2012.

Lipovetsky, G. e Serroy, J., A Cultura Mundo: Resposta a uma Sociedade Desorientada. Lisboa, Edições 70, 2014.

Lopes, J. T., Da Democratização à Democracia Cultural: Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público, Profedições, Porto, 2008.

Richards, G., R. Palmer, Eventful Cities: Cultural Management and Urban Revitalisation, Routledge, London, 2010.

Turner, B., Teoria Social, Difel, Algés, 1996. 

Código

0201529

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Realização de um ensaio no final do semestre: 70%
  • Recensão crítica de um artigo: 30%