Negócios Internacionais

« Voltar

Objetivos

1. Perceber os fatores de escolha países;

2. Identificar as modalidades de internacionalização;

3. Compreender a principais questões do processo de internacionalização;

4. Reconhecer as dimensões da Gestão Multinacional;

5. Conhecer os aspetos das Funções de Gestão em contexto internacional.

Programa

1. Introdução aos negócios internacionais

2. O ambiente dos negócios internacionais

3. Teorias do Comércio Internacional

4. Avaliação e Seleção de Países

5. Processo de Internacionalização da Firma

6. Estratégias de Exportação, IDE e Colaborativas

7. Gestão da Empresa Multinacional

Métodos de ensino

Em cada aula, metade do tempo é alocado à apresentação e discussão dos conceitos, ilustrada com exemplos atuais da realidade empresarial portuguesa e internacional e, na segunda metade, é efetuada a discussão de um caso que enquadre os conceitos abordados.

Bibliografia

Daniels, J. D., Raderaugh, L. H., & Sullivan, D. (2019). International Business, Global Edition (16th ed.). Pearson Education.

 Hill, C. (2018). International Business: Competing in the Global Market Place. Irwin/McGraw-Hill.

Código

0200545

ECTS

4

Aulas

  • Teórico-Práticas - 35 horas

Método de Avaliação

  • Apresentações de casos : 20%
  • Exame: 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%