1. Perceber os fatores de escolha países;
2. Identificar as modalidades de internacionalização;
3. Compreender a principais questões do processo de internacionalização;
4. Reconhecer as dimensões da Gestão Multinacional;
5. Conhecer os aspetos das Funções de Gestão em contexto internacional.
1. Introdução aos negócios internacionais
2. O ambiente dos negócios internacionais
3. Teorias do Comércio Internacional
4. Avaliação e Seleção de Países
5. Processo de Internacionalização da Firma
6. Estratégias de Exportação, IDE e Colaborativas
7. Gestão da Empresa Multinacional
Em cada aula, metade do tempo é alocado à apresentação e discussão dos conceitos, ilustrada com exemplos atuais da realidade empresarial portuguesa e internacional e, na segunda metade, é efetuada a discussão de um caso que enquadre os conceitos abordados.
Daniels, J. D., Raderaugh, L. H., & Sullivan, D. (2019). International Business, Global Edition (16th ed.). Pearson Education.
Hill, C. (2018). International Business: Competing in the Global Market Place. Irwin/McGraw-Hill.
0200545
4