Matemática Aplicada

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Objetivos

1) Apreender competências necessárias para a análise da influência do meio envolvente na atividade de marketing internacional;
2) Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e dos processos de recolha de informação internacional;
3) Conhecer e saber operacionalizar as áreas de decisão em marketing internacional;
4) Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos alunos face a problemas reais de marketing num ambiente internacional.

Programa

Os tópicos abrangidos pela disciplina são:

1. Valor Temporal do Dinheiro;
2. Valores Futuros e Capitalização;
3. Valores Atuais e Atualização;
4. Equivalência de Capitais;
5. Rendas;
6. Liquidação de Empréstimos;
7. Noções Básicas de Avaliação de Investimentos.

Métodos de ensino

A metodologia de ensino da disciplina assenta em 50% de aulas teóricas e 50% de aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas prevalece o método de ensino expositivo, com interpolação dos alunos e discussão das temáticas apresentadas. Nas aulas teórico-práticas são discutidos diversos exercícios e casos, com uma participação muito ativa dos alunos.

Bibliografia

MATIAS, Rogério, Cálculo Financeiro – Teoria e Prática, 3ª edição, Escolar Editora, 2009.
MATIAS, Rogério, Cálculo Financeiro – Casos Reais Resolvidos e Explicados, Escolar Editora, 2008.

Código

0103065

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: : 42%
  • 2ª Frequência:: 42%
  • Trabalho de grupo: 15%