Biotecnologia Microbiana

« Voltar

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam e complementem os conhecimentos básicos adquiridos na disciplina de microbiologia com vista à aplicação na área da Biotecnologia. Tem como objetivos gerais evidenciar o papel dos microrganismos como base de processos biotecnológicos, realçando a importância do estudo aprofundado dos microrganismos, quer ao nível da diversidade, quer ao nível metabólico e genético, para o desenvolvimento da biotecnologia; que os estudantes adquiram conhecimento sobre as várias etapas de um processo biotecnológico; sejam capazes de aplicar estratégias e realizar trabalho prático que lhes permitam explorar os microrganismos e potenciar a sua aplicação em biotecnologia, desenvolvendo práticas laboratoriais adequadas e a capacidade para integração em equipas de trabalho na área da biotecnologia.

Programa

Introdução à disciplina com referência à história e desenvolvimento da biotecnologia. Diversidade microbiana e recursos genéticos com aplicação em biotecnologia. Isolamento, cultura e seleção das estirpes. Conservação e manutenção de coleções. Estudo do metabolismo e das condições de crescimento. Matérias primas a utilizar. Melhoramento de estirpes. Principais estratégias de recombinação genética e expressão heteróloga. Principais estratégias para fermentação. Sistemas de fermentação - descontínuo, semi-contínuo e contínuo. Separação dos produtos. Exemplos de aplicações.

Conteúdos práticos. Rastreio de Microrganismos para deteção de bioatividades. Manutenção das estirpes selecionadas. Estudo do crescimento das estirpes selecionadas, em sistemas descontínuos: obtenção de curvas de crescimento, determinação de parâmetros de crescimento, avaliação das condições para produção das moléculas ativas. Separação dos produtos por processos cromatográficos.

Métodos de ensino

A componente TP inclui a apresentação dos fundamentos teóricos. Será seguida uma metodologia de exposição interativa estimulando a discussão dos temas. Serão apresentados exemplos para discussão e resolução. Na componente P, os estudantes realizam trabalho prático, utilizando as estratégias abordadas nas aulas TP e seguindo protocolos que serão disponibilizados. Os trabalhos são realizados em grupo e com acompanhamento. Os alunos desenvolvem trabalho em todas as componentes das técnicas usadas, passando pela organização do trabalho, pela preparação de todo o material a utilizar, pela execução dos protocolos, observação, análise e discussão dos resultados. Cada aluno mantém o seu caderno de laboratório, que utiliza em todas as aulas.

Bibliografia

John E. Smith, 2009. Biotechnology, 5ª ed. Cambridge University Press. UK.

Nduka Okafor, 2007. Modern Industrial Microbiology and Biotechnology, SCIENCE PUBLISHERS (USA).

Alexander N. Glazer e Hiroshi Nikaido, 2007. MICROBIAL BIOTECHNOLOGY: Fundamentals of Applied Microbiology, 2ª ed. Cambridge University Press. UK.

Lima, N. e Mota, M., Biotecnologia. Fundamentos e Aplicações, Lidel, edições técnicas, 2003

Código

0101580

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 5%
  • Caderno de laboratório: 30%
  • Frequência: 35%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%