Sociologia do Quotidiano

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Objetivos

1) Compreender os quadros concetuais da Sociologia do Quotidiano;
2) Conhecer as metodologias que têm sido mobilizadas nas abordagens empíricas;
3) Discutir temáticas sociológicas específicas mobilizando os pressupostos concetuais e metodológicos da disciplina;
4) Construir uma perspetiva crítica sobre os processos de interação social nas sociedades atuais.
5) Manifestar capacidade de reflexão e análise crítica;
6) Evidenciar capacidade de comunicação;
7) Evidenciar capacidade de trabalho em equipa.

Programa

1. O objeto de estudo da Sociologia do Quotidiano
2. A análise sociológica dos processos de interação social proposta pelo interacionismo
3. Metodologias e estratégias de abordagem da vida quotidiana
4. Alguns casos de aplicação da Sociologia do Quotidiano
4.1. As emoções humanas como processo de construção social;
4.2. O sentido sociológico do consumo nas sociedades contemporâneas;
4.3. A complexidade dos processos identitários nas interações virtuais.

Métodos de ensino

Dados os objectivos aqui definidos, optou-se por uma abordagem mais sustentada nas teorias especializadas, tanto clássicas como mais nas modernas, versando sobre a análise e interpretação da experiência de vida quotidiana com recurso a apresentação de estudos de casos, à interpretação de testemunhos situacionais especializados e à análise de percursos de vida. Os métodos de avaliação mistos são o corolário lógico das formas de leccionação implementadas. Em conformidade com o modelo de aulas interactivas, optou-se por uma metodologia de leccionação mais exemplificativa e interrogativa do que expositiva, ainda que o recurso ao método expositivo seja incontornável neste contexto. Por conseguinte, a avaliação baseia-se em três elementos de natureza substancialmente diferente que incluem teste escrito (40%), exposição temática (25%) e elaboração de um curto ensaio sobre um estudo de caso (35%)

Bibliografia

Bauman, Z. (2008). Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
Bauman, Z. (2010). Amor Líquido: Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
Berger, P. & Luckmann, T, (1990). A construção social da realidade. Petrópolis, Vozes.
Certeau, M. (1980). L'Invention du quotidien. Arts de faire, vol. I. Paris: Union Générale d'Éditions.
Ghisleni, M. (2017). The sociology of everyday life: A research program on contemporary sociality. Social Science Information, 56(4), 526–543.
Goffman, I. (2007). A representação do eu na vida quotidiana. Petrópolis: Editorial Vozes. Lindgren, S. (2017). Digital media and Society. London:Sage.
Maffesoli, M. (1989). O conhecimento do quotidiano. Lisboa: Veja Editora.
Pais, J. M. et al. (Coord.) (2008). O Visual e o Quotidiano. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Pais, J.M. (2002). Sociologia da vida quotidiana. Lisboa: ICS.
Pais, J.M. (2010). Lufa-Lufa Quotidiana. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Código

0102060

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 50%