Contactar com a investigação de excelência desenvolvida nos sistemas nacional e Ocidental de ensino superior na área específica das Relações Internacionais, em particular com aquela que assume particular relevância para o Espaço Euro-Atlântico;
Expor os alunos aos projectos de investigação na área desenvolvidos, em particular, no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores e no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20, da Universidade de Coimbra, em que se inserem a maioria dos docentes do curso;
Adquirir as competências necessárias para a elaboração de projetos de investigação, através da compulsão de uma série de metodologias e de técnicas apropriadas;
Disponibilizar ocasião para os alunos procederem à apresentação e defesa das hipóteses de trabalho que vão desenvolvendo no quadro do processo de preparação das respetivas teses.
Apresentação e discussão de tópicos, de autores e de textos fundamentais na área incidindo privilegiadamente sobre as propostas de tese dos alunos e apoiando-as.
Numa estratégia estruturada, integrativa e coerente do curso, como um todo, as sessões de trabalho constituem outras tantas oportunidades de exposição dos alunos à investigação científica.
Subjacente a todas as sessões de trabalho encontra-se a dimensão da elaboração de um projeto de investigação, procurando apoiar os alunos na preparação das respetivas teses.
Na UC, privilegia-se as sessões de trabalho sob a forma de seminário, com apresentação e discussão do trabalho realizado previamente. Procura-se igualmente promover as condições que permitam a cada aluno desenvolver um exercício de arguição dos trabalhos dos colegas.
Para as sessões de trabalho são selecionadas obras fundamentais na área científica das Relações Internacionais particularmente relevantes para os interesses e os temas de trabalho dos alunos.
Paralelamente, recorre-se também à atualidade internacional, tal como coberta pelos órgãos de comunicação social generalistas e pelos principais jornais e revistas internacionais.
For each working sessions we select fundamental texts from the scientific domain of International Relations that are particularly relevant to the interests and themes of work of the students.
In parallel, we also resort to current affairs, as covered both by the generalist media and by the major scientific journals.
0200848
8