Sociologia da Educação

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Objetivos

1. Justificar o contributo da Sociologia da Educação para o processo de formação de professores;

2. Identificar os fatores inerentes à cultura escolar que podem servir de obstáculo ou funcionar como facilitadores do sucesso educativo dos alunos;

3. Discutir as caraterísticas do ensino enquanto profissão;

4. Identificar e problematizar os elementos organizacionais e culturais que conferem identidade aos estabelecimentos de ensino e condicionam o seu funcionamento;

5. Identificar diferentes formas de interação entre os docentes no interior das escolas e demonstrar as suas implicações para a sua própria aprendizagem profissional e a dos alunos

Programa

1. Sociologia e Sociologia da Educação

2. Cultura escolar e sucesso educativo

3. O ensino como profissão

4. O estabelecimento de ensino: aspetos organizacionais e culturais

5. A escola como comunidade profissional: colegialidade docente e mudança da escola

Métodos de ensino

O processo de ensino-aprendizagem assenta num papel ativo, reflexivo e inquiridor do aluno. As sessões são dinamizadas articulando: exposição por parte do docente; trabalho individual; trabalho de aprendizagem cooperativa em pequeno grupo; debate em pequeno e grande grupo.

Bibliografia

Abrantes, P. (2011). Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português. Análise Social, 56(199), 261-281.

Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: o trabalho ea cultura dos professores na idade pósmoderna. Alfragide: Editora McGraw-Hill.

Lima, J. Á. (1996). O papel de professor nas sociedades contemporâneas. Educação, Sociedade e Culturas, 6, 47-72.

Lima, J. Á. (2002). As culturas colaborativas nas escolas. Porto: Porto Editora.

Lima, J. Á. (2008). Em busca da boa escola. Gaia: Fundação Manuel Leão.

Lima, J. Á. (2012). Comunidades profissionais nas escolas: o que são e o que não são. In M. A. Flores & F. I. Ferreira (Orgs.), Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspetivas (pp. 173-200).Santo Tirso: De Facto Editores.

Pinto, C. A. (1995). Sociologia da escola. Lisboa: McGraw-Hill.

Seabra, T. (2009). Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, 59, 75-106.

Código

0105773

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Conjunto dos exercícios práticos realizados : 50%
  • Frequência: 50%