Complementos de Marketing

« Voltar

Objetivos

1) Consolidar os conceitos estruturantes de marketing e aprofundar alguns tópicos de marketing mais específicos;
2) Abordar diferentes tipologias de marketing de serviços;
3) Dominar o leque de decisões implícitas do marketing digital;
4) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita no domínio do marketing;
5) Incentivar a criatividade e a organização de trabalho em equipa.

Programa

  1. Tendências de Marketing na era da conectividade
  2. Marketing Internacional
  3. Marketing de Serviços
  4. Planeamento de Marketing Digital

Métodos de ensino

A apresentação dos conteúdos programáticos será realizada com base numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de explanação, quer de trabalhos de investigação e síntese. Estas metodologias serão complementadas, numa perspetiva de aplicação e análise, com base no estudo de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de simulação e de videoformação.

Bibliografia

•Hollensen, S. (2020). Global Marketing, 8ª Ed., Pearson
•Stokes, R. (2018). eMarketing: The essential guide to digital marketing. Quirk eMarketing. Open Access. (Stokes, 2018)
•Wirtz, J., & Lovelock, C. (2018). Essentials of Services Marketing 3rd ed.

 •Keegan, W. e Green, M. (2020). Global Marketing, 10ª Ed., Pearson;

•Kotabe, M. e Helsen, K. (2016). Global Marketing Management, 7ª Ed., John Wiley & Sons.
•Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2012). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice. Pearson.
•Chaffey, Dave (2009). E-Business and E-Commerce Management: Strategy, Implementation and Practice, 4/Ed., Prentice Hall: New York
•Grönroos, C. (2006). Service management and marketing: customer management in service competition, 3ª Ed., John Wiley & Sons, Ltd.
•Hoffman, K. e Beteson, J. (2006). Services Marketing Concepts, Strategies, & Cases, 3ª Ed., Thompson.
•Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Framework for marketing management. Pearson Education
•Marques, V. (2018). Marketing Digital 360: Actual Editora.

Código

0200546

ECTS

4

Aulas

  • Teórico-Práticas - 35 horas