As Ilhas na Construção do Atlântico

« Voltar

Objetivos

O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos alunos uma visão global e coerente sobre a integração dos diferentes espaços insulares no mundo atlântico e a sua contribuição para a construção do mesmo, numa perspetiva de história comparada e em articulação com os processos históricos globais.

1. Competências genéricas:

1. Organização e fluência da expressão oral e escrita.

2. Capacidade de análise e de síntese.

3. Capacidade de lidar com informação complexa e contraditória.

4. Capacidade de conceptualização e de problematização.

2. Competências específicas:

1. Conhecimento genérico sobre a integração dos diferentes espaços insulares no mundo atlântico e a sua contribuição para a construção do mesmo numa perspetiva de história comparada.

2. Capacidade de apreender as linhas de força e estruturas mais significativas desses processos e as mutações dos discursos historiográficos entre o início do século XV e os finais do século XX.

Programa

I PARTE — PENSAR A HISTÓRIA DAS ILHAS

1. As ilhas na geografia, na história e nas artes. As diferentes funções e representações das ilhas.

2. História e narrativas: histórias locais versus história global; os discursos subalternos e os discursos hegemónicos.

3. As ilhas como território de ensaio e como modelo político e social.

II PARTE — SOCIEDADES E CULTURAS INSULARES

1. Conquistas, povoamentos e migrações: resistências, dinâmicas e inércias.

2. Modelos societais, realidades locais e trocas culturais: a construção das identidades insulares entre o local e o global.

III PARTE — AS ECONOMIAS INSULARES E O MUNDO ATLÂNTICO

1. As ilhas – um ecossistema frágil e dependente: a geografia como destino?

2. As produções insulares: entre o autoabastecimento e a solicitação externa.

3. Redes e agentes de comércio: entre o local e o global.

Métodos de ensino

1. Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos activos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).

2. A exposição do docente focará sobretudo as questões teóricas e apresentará os exemplos históricos e os dados empíricos.

3. Os estudantes lerão e debaterão nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstre a correta operacionalização dos conceitos. Deste modo, os próprios estudantes serão chamados a participar no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.

4. Os alunos deverão escrever um ensaio final com o máximo de 20 páginas A4.

Bibliografia

AAVV, História dos Açores. Do descobrimento ao século XX, direcção científica de Artur Teodoro de Matos, Avelino de Freitas de Meneses e José Guilherme Reis Leite, Angra do Heroísmo, Instituto Açoriano de Cultura, 2008, 2 vols..

CURTIN, Philip D., The Rise and Fall of the Plantation Complex. Essays in Atlantic History, Cambridge, Cambridge University Press, 1990.

GILLIS, John R., Islands of the Mind: How the Human Imagination Created the Atlantic World, New York- Basingstoke, Palgrave Macmillan, 2004.

LA RÜE, E. Aubert de, L’Homme et les Îles, 9ª ed., Paris, Gallimard, 1956 [edição original: 1935].

RILEY, Carlos Guilherme, “O Corvo, um lugar à margem: histórias da perifericidade insular”, in AAVV, Actas do Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana nos Séculos XV a XIX, Horta, Núcleo Cultural da Horta, 1995, pp. 57-70.

RODRIGUES, José Damião, Histórias Atlânticas: os Açores na primeira modernidade, Ponta Delgada, CHAM, 2012.

Código

0200926

ECTS

10

Aulas

  • Outras / Ens. Clínico - 30 horas
  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 30%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 70%