O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos alunos uma visão global e coerente sobre a integração dos diferentes espaços insulares no mundo atlântico e a sua contribuição para a construção do mesmo, numa perspetiva de história comparada e em articulação com os processos históricos globais.
1. Competências genéricas:
1. Organização e fluência da expressão oral e escrita.
2. Capacidade de análise e de síntese.
3. Capacidade de lidar com informação complexa e contraditória.
4. Capacidade de conceptualização e de problematização.
2. Competências específicas:
1. Conhecimento genérico sobre a integração dos diferentes espaços insulares no mundo atlântico e a sua contribuição para a construção do mesmo numa perspetiva de história comparada.
2. Capacidade de apreender as linhas de força e estruturas mais significativas desses processos e as mutações dos discursos historiográficos entre o início do século XV e os finais do século XX.
I PARTE — PENSAR A HISTÓRIA DAS ILHAS
1. As ilhas na geografia, na história e nas artes. As diferentes funções e representações das ilhas.
2. História e narrativas: histórias locais versus história global; os discursos subalternos e os discursos hegemónicos.
3. As ilhas como território de ensaio e como modelo político e social.
II PARTE — SOCIEDADES E CULTURAS INSULARES
1. Conquistas, povoamentos e migrações: resistências, dinâmicas e inércias.
2. Modelos societais, realidades locais e trocas culturais: a construção das identidades insulares entre o local e o global.
III PARTE — AS ECONOMIAS INSULARES E O MUNDO ATLÂNTICO
1. As ilhas – um ecossistema frágil e dependente: a geografia como destino?
2. As produções insulares: entre o autoabastecimento e a solicitação externa.
3. Redes e agentes de comércio: entre o local e o global.
1. Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos activos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).
2. A exposição do docente focará sobretudo as questões teóricas e apresentará os exemplos históricos e os dados empíricos.
3. Os estudantes lerão e debaterão nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstre a correta operacionalização dos conceitos. Deste modo, os próprios estudantes serão chamados a participar no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.
4. Os alunos deverão escrever um ensaio final com o máximo de 20 páginas A4.
AAVV, História dos Açores. Do descobrimento ao século XX, direcção científica de Artur Teodoro de Matos, Avelino de Freitas de Meneses e José Guilherme Reis Leite, Angra do Heroísmo, Instituto Açoriano de Cultura, 2008, 2 vols..
CURTIN, Philip D., The Rise and Fall of the Plantation Complex. Essays in Atlantic History, Cambridge, Cambridge University Press, 1990.
GILLIS, John R., Islands of the Mind: How the Human Imagination Created the Atlantic World, New York- Basingstoke, Palgrave Macmillan, 2004.
LA RÜE, E. Aubert de, L’Homme et les Îles, 9ª ed., Paris, Gallimard, 1956 [edição original: 1935].
RILEY, Carlos Guilherme, “O Corvo, um lugar à margem: histórias da perifericidade insular”, in AAVV, Actas do Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana nos Séculos XV a XIX, Horta, Núcleo Cultural da Horta, 1995, pp. 57-70.
RODRIGUES, José Damião, Histórias Atlânticas: os Açores na primeira modernidade, Ponta Delgada, CHAM, 2012.
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