O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos alunos uma visão global, articulada e coerente do desenvolvimento da expansão atlântica europeia e da construção do mundo atlântico, dando a conhecer, em síntese, a sucessão de potências dominantes, os seus espaços e modalidades de implantação na perspetiva das connected histories e entangled histories e, bem assim, as linhas de força e estruturas mais significativas do processo histórico de formação da(s) identidade(s) política(s) e económicas atlântica(s) entre o início do século XV e a contemporaneidade.
1. Competências genéricas:
1. Organização e fluência da expressão oral e escrita.
2. Capacidade de análise e de síntese.
3. Capacidade de lidar com informação complexa e contraditória.
4. Capacidade de conceptualização e de problematização.
1. Atlantic studies: o Atlântico como objecto historiográfico e área de investigação.
2. Conceitos e modelos:“Expansão”, “império”, “imperialismo”, “economia-mundo”, “sistema-mundo”, “colónia”.
2. 2. Centro(s) versus periferia(s) ou redes imperiais?
2. 3. Connected histories e entangled histories: o Atlântico como palco de muitas e misturadas histórias.
I A SUCESSÃO DE HEGEMONIAS
1. Da expansão ibérica à concorrência nórdica.
2. A luta pela hegemonia nos séculos XVII-XVIII
3. Das revoluções às Guerras Mundiais.
4. O Atlântico da Nato, o Arco Atlântico e a nova ordem mundial.
II
1. Os modelos políticos e institucionais: entre reinos e impérios.
2. Centros políticos e colónias: dominação ou negociação?
3. Os poderes e os agentes.
III O MUNDO QUE O COMÉRCIO CRIOU
1. Hegemonias económicas: uma luta constante no Atlântico.
2. Fluxos, ritmos e dinâmicas económicas
2. As redes comerciais e as dinâmicas autónomas das periferias.
4. A ação das elites mercantis.
1. Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos ativos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).
2. A exposição do docente focará sobretudo as questões teóricas e apresentará os exemplos históricos e os dados empíricos.
3. Os estudantes lerão e debaterão nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstre a correta operacionalização dos conceitos. Deste modo, os próprios estudantes serão chamados a participar no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.
4. Os alunos deverão escrever um ensaio final com o máximo de 20 páginas A4.
BAILYN, Bernard, Atlantic History: Concept and Contours, Cambridge, Mass.-London, Harvard University Press, 2005.
Braudel, Fernand, Civilização Material, Economia e Capitalismo, séculos XV a XVIII, Edições Teorema, 1993.
BUTEL, Paul, The Atlantic, London, Routledge, 1999.
CAÑIZARES-ESGUERRA, Jorge; SEEMAN, Erik (eds.), The Atlantic in Global History, 1500-2000, Upper Saddle River, NJ, Prentice Hall, 2006.
CURTIN, Philip D., The Rise and Fall of the Plantation Complex. Essays in Atlantic History, Cambridge, Cambridge University Press, 1990.
GREENE, Jack P.; MORGAN, Philip D. (eds.), Atlantic History: A Critical Appraisal, New York, Oxford University Press, 2009.
KLOOSTER, Wim, Revolutions in the Atlantic World. A Comparative History, New York and London, New York University Press, 2009.
LÉON, Pierre (dir.), História Económica e Social do Mundo, Lisboa, Sá da Costa Editora, 1982 1983 [ed. original: 1977 1978], 6 vols., 12 tomos.
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