Centros e Periferias no Mundo Atlântico

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Objetivos

O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos alunos uma visão global, articulada e coerente do desenvolvimento da expansão atlântica europeia e da construção do mundo atlântico, dando a conhecer, em síntese, a sucessão de potências dominantes, os seus espaços e modalidades de implantação na perspetiva das connected histories e entangled histories e, bem assim, as linhas de força e estruturas mais significativas do processo histórico de formação da(s) identidade(s) política(s) e económicas atlântica(s) entre o início do século XV e a contemporaneidade.

1. Competências genéricas:

1. Organização e fluência da expressão oral e escrita.

2. Capacidade de análise e de síntese.

3. Capacidade de lidar com informação complexa e contraditória.

4. Capacidade de conceptualização e de problematização.

Programa

1. Atlantic studies: o Atlântico como objecto historiográfico e área de investigação.

2. Conceitos e modelos:“Expansão”, “império”, “imperialismo”, “economia-mundo”, “sistema-mundo”, “colónia”.

2. 2. Centro(s) versus periferia(s) ou redes imperiais?

2. 3. Connected histories e entangled histories: o Atlântico como palco de muitas e misturadas histórias.

I A SUCESSÃO DE HEGEMONIAS

1. Da expansão ibérica à concorrência nórdica.

2. A luta pela hegemonia nos séculos XVII-XVIII

3. Das revoluções às Guerras Mundiais.

4. O Atlântico da Nato, o Arco Atlântico e a nova ordem mundial.

II

1. Os modelos políticos e institucionais: entre reinos e impérios.

2. Centros políticos e colónias: dominação ou negociação?

3. Os poderes e os agentes.

III O MUNDO QUE O COMÉRCIO CRIOU

1. Hegemonias económicas: uma luta constante no Atlântico.

2. Fluxos, ritmos e dinâmicas económicas

2. As redes comerciais e as dinâmicas autónomas das periferias.

4. A ação das elites mercantis.

Métodos de ensino

1. Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos ativos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).

2. A exposição do docente focará sobretudo as questões teóricas e apresentará os exemplos históricos e os dados empíricos.

3. Os estudantes lerão e debaterão nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstre a correta operacionalização dos conceitos. Deste modo, os próprios estudantes serão chamados a participar no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.

4. Os alunos deverão escrever um ensaio final com o máximo de 20 páginas A4.

Bibliografia

BAILYN, Bernard, Atlantic History: Concept and Contours, Cambridge, Mass.-London, Harvard University Press, 2005.

Braudel, Fernand, Civilização Material, Economia e Capitalismo, séculos XV a XVIII, Edições Teorema, 1993.

BUTEL, Paul, The Atlantic, London, Routledge, 1999.

CAÑIZARES-ESGUERRA, Jorge; SEEMAN, Erik (eds.), The Atlantic in Global History, 1500-2000, Upper Saddle River, NJ, Prentice Hall, 2006.

CURTIN, Philip D., The Rise and Fall of the Plantation Complex. Essays in Atlantic History, Cambridge, Cambridge University Press, 1990.

GREENE, Jack P.; MORGAN, Philip D. (eds.), Atlantic History: A Critical Appraisal, New York, Oxford University Press, 2009.

KLOOSTER, Wim, Revolutions in the Atlantic World. A Comparative History, New York and London, New York University Press, 2009.

LÉON, Pierre (dir.), História Económica e Social do Mundo, Lisboa, Sá da Costa Editora, 1982 1983 [ed. original: 1977 1978], 6 vols., 12 tomos.

Código

0200925

ECTS

10

Aulas

  • Outras / Ens. Clínico - 30 horas
  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e participação nos seminários: 10%
  • Ensaio final: 90%