Marketing do Turismo

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Objetivos

Os objetivos principais são:

1. Compreensão dos conceitos fundamentais do marketing em destinos turísticos;

2. Descrição dos processos de elaboração da estratégia de marketing e de definição das políticas de marketing-mix no contexto da atividade turística;

3. Desenvolvimento do processo de criação de uma marca para um destino turístico;

4. Elaboração de um plano operacional para desenvolvimento de uma marca ao nível de um destino turístico;

5. Apresentação e discussão de casos práticos.

Programa

I Parte – O Significado do Marketing de Destinos Turísticos

II Parte – O Planeamento da Estratégia e das Táticas para o Marketing de Destinos Turísticos

III Parte – O Desenvolvimento de uma Marca para um Destino: Enquadramento Teórico

IV Parte – O Processo de Criação de uma Marca para um País e os Fatores Críticos de Sucesso

V Parte – Casos de Estudo sobre a Criação de Marcas para Destinos Turísticos

VI Parte – O Plano Operacional da Marca para um Destino Turístico

Métodos de ensino

O método de ensino baseia-se na exposição dos conteúdos programáticos e na discussão de casos práticos. Utilizam-se diapositivos na exposição oral dos conteúdos e identificam-se e facultam-se referências bibliográficas de suporte ao acompanhamento do programa, bem como ao estudo de casos. Toda a informação relevante sobre a disciplina é disponibilizada online através da plataforma MOODLE. Está prevista a realização de um trabalho de grupo sobre as temáticas abordadas na disciplina que permite a aplicação dos conteúdos a um caso concreto.

Bibliografia

Beerli, A. e Martín, J. D. (2004) “Factors influencing destination image”, Annals of Tourism Research, 31 (3), pp. 657-681.

Brochand, B., Lendrevie, J., Rodrigues, J.V. e Dionísio, P. (2004). Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing (2ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Middleton, V.T.C., Fyall, A., Morgan, M. e Ranchhod, A. (2009). Marketing in Travel and Tourism (4th ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.

Cunha, L. (2006). Economia e Política do Turismo (2ª ed.). Lisboa: Verbo.

Middleton, V.T.C. e Clarke, J. (2001). Marketing de Turismo: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Campus.

Moilanen, T. e Rainisto, S. (2009). How to Brand Nations, Cities and Destinations: A Planning Book for Place Branding. Hampshire: Palgrave Macmillan.

Pike, S. (2008). Destination Marketing: An Integrated Marketing Communication Approach. Oxford: Butterworth-Heinemann.

Código

0201342

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas