Propedêutica I

« Voltar

Objetivos

Introdução ao método clínico centrado no doente habilitando o estudante ao raciocínio e decisão clínica, gestão da informação clínica e reconhecimento da normalidade.
As competências a adquirir nesta unidade são algumas das referidas no "Licenciado médico em Portugal", descrição do que deve ser um aluno no final do curso de Medicina, modificadas pela adopção do Método Clínico Centrado no Doente.
1 – Conhecimentos: compreender a linguagem e a terminologia médica e cirúrgica; conhecer as grandes síndromes médicas e cirúrgicas
2 – Aptidões: recolher correctamente a anamnese e realizar um exame objectivo metódico e completo;
conhecer e executar os gestos e manobras semiológicas em relação a cada capítulo da semiologia especial;
elaborar um relatório em que valorizem e hierarquizem os dados obtidos na história clínica e se justifiquem as hipóteses de diagnóstico clínico.
3 - Atitudes: Saber estar e comunicar com os doentes, familiares e outros profissionais da saúde

Programa

Comunicação
- Processo diagnóstico e Método clínico
- Entrevista clínica
- Sintomas gerais
- Sintomas de sistemas orgânicos
- Gestão da informação
- Raciocínio clínico
- Medicina baseada na evidência
- Qualidade e Segurança
Anamnese
Exame Físico
Gestão da informação
Temas nas aulas teóricas: História clínica: tema médico cirúrgico integrado. Ventre agudo: apendicite aguda, oclusão intestinal, colecistite aguda, pancreatite aguda. Semiologia do politraumatizado. Semiologia do pescoço e da tiróide. Semiologia da mama. Avaliação do estado nutricional, do risco cirúrgico e dos estados de choque e desiquilíbrios hidroelectrolíticos.
Temas nas aulas práticas: casos clínicos problema na enfermaria e serviço de urgência. No laboratório de aptidões suturas,acesso venoso superficial, suporte básico de vida, exame nódulo mamário, toque rectal e algaliação no manequim 

Métodos de ensino

Aulas teóricas interactivas, ilustrada com casos clínicos problema, tendo os alunos acesso prévio a toda a documentação apresentada; no final pergunta de tipo teste para avaliação do resultado da aprendizagem.
Aulas práticas:
1- "Case based" – a aula com origem num doente. O tema será o objecto de ensino/aprendizagem praticado pelo docente e/ou discente, e finalizará com um feedback constuctivo.
2- "Clinical reasoning education" – usando um caso clínico padrão, ou um caso preparado por alunos, analisando e discutindo o raciocínio clínico e as bases subjacentes.
Avaliação:

Exame:50%
Resolução de Problemas:50%

Bibliografia

1. The Patient History. Evidence based approach. Lawrence M.Tierney, Jr. / Mark C. Henderson. 2012 Lange Medical Books / McGraw-Hill.
2. Texbook of Physical Diagnosis. 7th ed. Mark H. Swartz. Saunders Elsevier. Philadelphia.
3. Browse's Introduction to the Symptoms and signs of surgical disease. 4th Edition. 2005. Norman Browse, J.Black, K.G. Burnand, W.E.G. Thomas. Hodder Arnold.
4. Hamilton Bailey' Physical signs in clinical surgery. 14 Edition. Wright Bristol. 1967.
5. Sabiston Textbook of Surgery. 18th Edition. 2008. Townsend, Beauchamp, Evers, Mattox. Elseviers Saunders.
6. Schwartz' Principles of Surgery. 9ª Edition. 2010. Brunicardi et al. MaGrawHill

Código

0106016

ECTS

10

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 96 horas
  • Teóricas - 32 horas
  • Teórico-Práticas - 16 horas

Método de Avaliação

  • Exame: 50%
  • Resolução de problemas: 50%