1. Analisar a importância da área das expressões no desenvolvimento das crianças.
2. Compreender a vertente pedagógico-didática do ensino das expressões à luz dos modelos pedagógicos atuais.
3. Conhecer os vários níveis de objetivos e competências propostos (Orientações Curriculares e Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico), para o desenvolvimento das expressões (Artísticas e EFM) na Educação Básica (EB).
4. Dominar algumas das "competências de ensino" a desenvolver nas diferentes áreas/ blocos de atividades previstas (Orientações Curriculares /Programa do 1.ºCEB), nas suas etapas fundamentais de planificação, condução e reflexão.
5. Pesquisar e recolher documentos, ou testemunhos, que consolidem saberes favoráveis ao trabalho das expressões em atividades lúdicas, na prática pedagógica, em atividades curriculares e extracurriculares.
1. Alfabetizar para a expressividade, a comunicabilidade e a sensibilidade estética.
2. A análise das características desenvolvimento da criança. Identificação de etapas que caracterizam os modos de apropriação de capacidades e competências, em contextos formais e não formais, nas várias áreas de expressão artística (EA) e educação físico-motora (EFM).
3. A evolução da capacidade da criança para se exprimir, criar e socializar e a sua relação com as áreas de atividade a implementar (EA; EFM).
4. Análise das orientações curriculares e programáticas, das metas aos objetivos de aprendizagem.
5. A planificação nas Expressões (EA; EFM).
6. Os recursos didático-pedagógicos nas expressões (EA, EFM).
7. Os modelos pedagógicos (High Scope, Reggio Emilia e Movimento da Escola Moderna; Pedagogia Ativa) e a organização de atividades.
Esta UC integra sessões teórico-práticas, privilegiando-se: a análise documental; a preparação e reflexão de atividades de ensino-aprendizagem, e ainda, a elaboração de relatórios escritos. Dar-se-á relevância ao trabalho de investigação em contexto e potenciar-se-á a troca de experiências e a cooperação entre os estudantes.
Informação disponível em breve.
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