1) Identificar os principais paradigmas da investigação do domínio do desenvolvimento infantil e juvenil;
2) Compreender a delimitação de uma problemática de investigação em face do estado do conhecimento e do estado da situação;
3) Planear pequenos processos de investigação no âmbito de temáticas inerentes ao estudo do desenvolvimento conceptual na infância, enunciando questões, delimitando objetos de estudos, definindo objetivos e selecionando metodologias adequadas;
4) Realizar pesquisas eletrónicas de bibliografia da especialidade;
5) Realizar sínteses de estudos empíricos, comparando e integrando abordagens, procedimentos e resultados;
6) Produzir, analisar e interpretar dados de investigação;
7) Elaborar um relatório de natureza científica, construindo e interpretando dispositivos de síntese e sistematização de dados;
8) Divulgar, pelas metodologias de comunicação científica convencionais, processos e resultados sobre a problemática estudada.
1) Abordagens à investigação e intervenção em desenvolvimento humano.
2) Estudar a criança e o desenvolvimento: domínios de investigação com agendas distintas;
3) Questões éticas associadas aos processos de investigação e de intervenção em desenvolvimento humano.
4) Delineamento e avaliação de programas de estimulação do desenvolvimento e de intervenção precoce.
5) Adaptações dos métodos de recolha de dados ao estudo da criança.
6) Dispositivos de síntese e sistematização de dados científicos.
7) Discussão e interpretação da informação científica.
8) Competências essenciais aos formatos clássicos de divulgação científica.
A ênfase na metodologia de investigação e de intervenção presente nesta unidade curricular comporta a abertura a diversos objetos concretos de pesquisa pelos estudantes, convocando conceitos e teorias da Psicologia do Desenvolvimento da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.
São contempladas aulas de grande grupo e tutoriais. As primeiras, inicialmente mais centradas na exposição dialogada de conteúdos e na discussão dirigida em seminários pela docente, passam progressivamente a constituir um espaço para os estudantes darem conta da evolução dos seus trabalhos de pesquisa e problematizarem as tomadas de decisão inerentes às etapas subsequentes. As aulas de carácter tutorial visam o acompanhamento e supervisão de cada pesquisa em curso, desenvolvida através de uma metodologia próxima à do trabalho de projeto.
A par do trabalho realizado nas aulas, os alunos desenvolvem atividades de pesquisa bibliográfica, de recensão crítica e de planeamento, recolha e análise de dados, ensaiando a aplicação de ferramentas.
A disponibilização de materiais, a participação em fóruns e a entrega de trabalhos, bem como o esclarecimento de dúvidas, são efetuados através do Moodle.
Informação disponível em breve.
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