Development and Entrepreneurship

« Return

Objectives

  • Compreende o conceito de empresa.
  • Conhece diferentes tipos de empresas.
  • Compreende as funções administrativas empresariais básicas.
  • Conhece os diferentes tipos de estrutura.
  • Conhece técnicas de marketing para divulgação e promoção dos produtos e do negócio;
  • Infere a importância dos estudos de mercado.
  • Calcula e interpreta os principais rácios de análise económico-financeira do negócio;
  • É capaz de explorar a capacidade empreendedora que lhe permita valorizar as competências adquiridas, orientando-as para a criação de riqueza.
    • Conhece as formalidades para criação de empresas.

Program

Conteúdo Programático:

  • Enquadramento jurídico-económico da empresa.
  • Planeamento: tipos, objectivos e técnicas de planeamento.
  • A função comercial.
  • A função financeira: balanço e demonstração de resultados, principais rácios de análise financeira.
  • Ser Empreendedor: perfil, atitudes e competências.
  • Processo de criação de negócios: formalidades e plano de negócios.
  • Fontes de financiamento e empreendedorismo.
  • Análise do potencial do negócio.

Teaching Methodologies

Information available soon.

Bibliography

Bernardi, Luiz (2003), Manual de Empreendorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmica, Ed.: Lousã, A. Pereira, P., Lambert, R. (S.D) Técnicas de Organização Empresarial, Bloco I, Porto Editora Chiavenato, I. (1993), Introdução à teoria geral da Empresa, 3.ed.,.Ed. McGraw Hill,
Kotler, P., Saunders, J., Armstrong, G. (2004), Principles of Marketing: European Edition, FT Prentice Hall, Kotler, Richard(1980), Marketing Management: Analysis, Planning and Control, Prentice Hall International
Neves, João (1998), Análise financeira, métodos e técnicas, Texto Editora Nunes, João (1998), Marketing em Portugal: Um guia de Ação, Texto Editora
Sousa, António. (1990), Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica, Ed. Verbo.

Code

0000359

ECTS Credits

3

Classes

  • Teóricas - 20 hours
  • Teórico-Práticas - 22 hours