Empreendedorismo e Liderança no Turismo

« Voltar

Objetivos

Pretende-se que os alunos tomem conhecimento do conjunto de elementos necessários à sua inserção nos negócios e desenvolvam competências que lhes permitam uma melhor adaptação ao tecido empresarial, quer através da integração no mundo do trabalho, quer pela criação de um negócio. Procura-se, ainda, estimular o espírito empreendedor através da análise de casos práticos que refletem uma transformação de ideias em projetos empresariais de sucesso.

Igualmente, pretende-se dotar os alunos com conhecimento dos passos necessários para criar uma empresa assente na noção de valor acrescentado; das principais ferramentas para a avaliação dos riscos e recursos necessários à criação de empresas e negócios; do conhecimento das principais formas de financiar projetos, entre os quais projetos turísticos, de investimento no âmbito dos incentivos ao empreendedorismo; e dos conhecimentos necessários para criar e desenvolver empresas e negócios responsáveis pelo desenvolvimento integrado das sociedades.

Programa

INTRODUÇÃO: Fundamentos históricos do Empreendedorismo; Conceito de Espírito Empresarial e determinantes do Empreendedorismo; Conceitos gerais sobre Empreendedorismo, Inovação e Turismo; O Modelo de Empreendedorismo e o Ciclo do desenvolvimento Empreendedor; A Ação na base do Empreendedorismo;

PRINCIPAIS ETAPAS DE CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA: O Ambiente para a criação e formulação da Ideia; A Ideia no contexto Empresarial; A Estrutura Formal; Direito Comercial e a Empresa; Passos para a Criação da Empresa;

PRINCIPAIS ETAPAS DE CRIAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS: Conceito, tipologia, estrutura tradicional e critérios de avaliação do Plano de negócios; Pistas para a Construção de um Bom Plano de Negócios;

FINANCIAMENTO DIRIGIDO AO EMPREENDEDORISMO: Necessidades de Financiamento do Negócio:Formas de Financiamento Tradicionais, Financiamento dirigido ao Empreendedorismo: Business Angels, Capital de Risco;

LIDERANÇA: Teorias motivacionais e liderança; Relação entre liderança e Empreendedorismo.

Métodos de ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas.
Análise crítica e debate de algumas investigações.
Realização prova;
Elaboração de um projeto.

Bibliografia

Bessant, J, Tidd, J, 2007, Innovation and Entrepreneurship, John Wiley and Sons, Chichester

Costa, H. e Ribeiro P. C. (2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel – Edições Técnicas, 5ª Edição, Lisboa.

Hisrich , Robert D. (2008), Empreendedorismo, Bookman.

Hisrich, Robert D. (2009), International Entrepreneurship _ starting, developing and managing a global venture, SAGE Publications.

Porfírio, José A., Couto, Gualter e Lopes, Manuel M. (2004), Avaliação de Projectos – Da Análise Tradicional às Opções Reais, Publisher Team, Lisboa.

Código

0201347

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas