Cultura in vitro

« Voltar

Objetivos

Intelectuais: Conhecer os fundamentos teóricos subjacentes às técnicas aplicadas na biotecnologia vegetal. Compreender e avaliar de modo crítico os textos publicados. Reconhecer e explicar os aspetos, éticos e legais associados à pesquisa. Experimentais: Planeamento experimental. Aplicar as técnicas necessárias para a colheita e preparação de plantas, para o estabelecimento e cultura de células, tecidos e órgãos vegetais in vitro e para de aclimatação de plantas, compreendendo os princípios subjacentes à sua utilização. Trabalhar em segurança, com responsabilidade e legalmente, respeitando os aspetos éticos. Registar e organizar os dados e aplicar as capacidades de análise e crítica para avaliar dados em relação às hipóteses e teorias subjacentes.

Comunicacionais: Processar e preparar dados para apresentação utilizando os métodos apropriados. Comunicar verbalmente e por escrito de forma clara e concisa sobre um tópico. Citar e referenciar os trabalhos de outrem de maneira apropriada.

Programa

História da Biotecnologia vegetal. Princípios teóricos; condições e meios de cultura; tipos de crescimento em cultura e tipos de culturas. Clonagem de plantas: proliferação de meristemas e organogénese. Embriogénese somática e sementes artificiais. Embriogénese polínica e obtenção de haplóides. Cultura de suspensões celulares. Produção de metabolitos secundários in vitro. Obtenção de protoplastos e hibridação somática. Transformação genética; regeneração das plantas transformadas, testes às plantas transformadas, impactos das plantas transgénicas. de um Laboratório de cultura in vitro: organização equipamentos, consumíveis e operações laboratoriais de rotina. Elaboração de hipóteses e planeamento experimental. Técnicas de controlo de contaminantes e doenças. Preparação dos meios de cultura. Estabelecimento de culturas. Manipulação e recolha de dados nas diferentes fases culturais. Aclimatação e desenvolvimento das plantas.

Métodos de ensino

No ensino teórico utilizam-se métodos centrados no professor - expositivo intercalado com, ações demonstrativas sob a forma de curtas animações e pequenas ações de demonstração na sala e métodos centrados no aluno (resolução de questões e discussão orientada).

No ensino prático utilizam-se: a) métodos centrados no aluno - pesquisa temática assistida por computador; e b) métodos interativos associados ao método de base experimental - trabalho de grupo com base experimental em laboratório ou estufa visando a resolução de problemas práticos através do método científico, utilização de aplicações informáticas para a análise dos dados obtidos, com realização de sessões de discussão sobre os resultados, e sua apresentação oral e escrita.

Bibliografia

Canhoto, J.M. 2010. Biotecnologia vegetal: da clonagem de plantas à transformação genética. Imprensa da Universidade de Coimbra. Coimbra.

Leva, A. & Rinaldi, L. 2012. Recent Advances in Plant in vitro Culture. InTech Publisher (open access book)

Altman, A. & Hasegawa P. 2012. Plant Biotechnology and Agriculture. Prospects for the 21st Century. Academic Press. Elsevier. Amsterdam & Boston.

George, E.F.; Hall, M. & De Klerk, G.-J. 2008. Plant propagation by tissue culture. Springer, Dordrecht.

Debergh, P. C. & Zimmerman, R. H. 1993. Micropropagation: technology and application. Kluwer Academic Publ. Dordrecht.

Hartmann, H.T.; Kester, D.E. & Davies Jr., F.T. 1990. Plant propagation: principles and practices. 5th ed., Prentice- Hall International, Englewood Cliffs.

Taiz & Zeiger 2010. Plant Physiology. 5th edition, Sinauer Associates Inc. Publishers. Hiperligação: http://5e.plantphys.net/

Código

0101514

ECTS

3

Aulas

  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • De acordo com o definido pelo docente: 100%