Expressões e Comunicação Multimédia

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Objetivos

1. Compreender as conexões interdisciplinares da expressão plástica no contexto escolar;
2. Explorar a variedade de linguagens na bi e tridimensionalidade da expressão plástica, bem como os seus elementos estruturais na construção de mensagens visuais;
3. Demonstrar capacidade técnica no domínio dos materiais utilizados no cenário prático da expressão plástica, visual e digital.
4. Experimentar diferentes estratégias comunicativas realizadas com base em tecnologias multimédia.
5. Refletir acerca do papel do Educador/Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento de competências plásticas, visuais e digitais das crianças.

Programa

1. A Linguagem Gráfica Infantil e a Prática Pedagógica: A linguagem gráfica infantil como forma de expressão da criança; 2. A Expressão Plástica no cenário pedagógico da Educação Básica: Descoberta e organização progressiva de superfícies - o desenho (exploração de técnicas diversas), a pintura (exploração de técnicas diversas), recorte, colagem e dobragem, impressão e estampagem, tecelagem e costura, fotografia, transparências e meios audiovisuais, cartazes; Descoberta e organização progressiva de volumes - modelagem, escultura e construções; 3. O Papel do Educador/Professor do 1º. Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento da Comunicação Multimédia: tipos de mediatização da comunicação, estratégias comunicativas realizadas com base em tecnologias multimédia.

Métodos de ensino

As aulas decorrerão em momentos teóricos e práticos nos quais, individualmente ou em grupo, os estudantes possam experimentar todo um conjunto de técnicas, sensações e emoções, com vista a um enriquecimento das suas capacidades expressivas e letivas.
A avaliação será feita de forma contínua e formativa. Serão privilegiados os momentos práticos, tendo em conta que, numa disciplina de expressão, a vivência experienciada das várias realidades revela-se de singular importância. Do resultado final constarão: um trabalho prático (em grupo), que englobará aspectos essenciais da frequência às diferentes aulas e será aberto à participação de crianças, tal como a elaboração de um portfolio (individual), onde serão incluídos e reflectidos os trabalhos realizados ao longo de todo o percurso de formação desenvolvido. As ponderações para cada um dos itens a avaliar serão: trabalho prático final (50% - 25% para a componente plástica e 25% para a componente multimédia) e portfolio (50%).

Bibliografia

FRAGATEIRO et al, (1996). Ensino Artístico. Lisboa: Edições Asa.
GLOTON, R. & CLERO, C. (1997). A Actividade Criadora na Criança. Lisboa: Editorial Estampa.
HALSALL, F. (2001). Multimedia Communication: Applications, Networks, Protocols. Addison-Wesley.
GONÇALVES, E. (1991). A Arte Descobre a Criança. Amadora: FNAC Gráfica.
MODERNO, A. (1992). A comunicação audiovisual no processo didático. Aveiro: Universidade de Aveiro.
PONTE, J. (1990) O Computador – Um instrumento da Educação, 4ª. Edição, Lisboa: Texto Editora.
SOUSA, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Música e Artes Plásticas.
Horizontes Pedagógicos. Instituto Piaget.
STERN, A. (sd). Uma Nova Compreensão da Arte Infantil. Lisboa: Livros Horizonte.
STERN, A. (sd). Aspectos e Técnicas da Pintura de Crianças. Lisboa: Livros Horizonte.
TELMO, I. (1994). Linguagem Gráfica Infantil. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal.

Código

0105793

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Portfolio: 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 50%