História e Dinâmicas do Atlântico

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Objetivos

O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos alunos uma visão global das várias dinâmicas históricas que atravessam o espaço Atlântico desde o século XIV até à atualidade.
I. Competências genéricas:
1. Organização e fluência da expressão oral e escrita.
2. Capacidade de análise e de síntese.
3. Capacidade de conceptualização e de problematização.
II. Competências Específicas:
1. Conhecimento histórico-geográfico da expansão europeia no quadro do oceano Atlântico.
2. Conhecimento do processo que conduz à difusão das Revoluções nas Américas e à divisão do Atlântico entre a Europa e o Novo Mundo
3. Capacidade de apreender as grandes linhas de força (migrações, transportes e comunicações) que cruzam o Atlântico nos séculos XIX e XX
4. Capacidade de compreender a nova ordem Atlântica que emerge da II Guerra Mundial

Programa

1º Módulo - Séculos XIV-XVIII
1.1. Do Mar Mediterrâneo ao Oceano
1.2. O Mediterrâneo Atlântico
1.3. O Tratado de Tordesilhas: o Atlântico como Mar Ibérico
1.4. A doutrina do Mare Liberum: o Atlântico como Mar Europeu
1.5. Os Impérios marítimos Europeus
2ª Módulo - Séculos XVIII-XX
2.1. As Revoluções políticas e o Hemisfério Ocidental
2.2. A Revolução Industrial e a Geoeconomia do Atlântico
2.3. Alfred Mahan e a doutrina do poder naval
2.4. A Aviação e o estreitar do Atlântico
2.5. A "carta do Atlântico" e a O.T.A.N.

Métodos de ensino

1. Serão usados métodos centrados no professor (exposição) e métodos ativos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).
2. A exposição do docente focará sobretudo as questões teóricas e a apresentação das linhas gerais das dinâmicas do Atlântico.
3. Os estudantes lerão e debaterão nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstre a aprendizagem de conceitos e de realidades históricas. Deste modo, os próprios estudantes serão chamados a participar no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.
4. Os alunos efetuarão duas frequências de avaliação, uma a meio do semestre e outra no final.

Bibliografia

CURTO, Diogo e BETHENCOURT, A Expansão Marítima Poruguesa, 1400-1800, Lisboa : Edições 70, 2010
ELLIOTT, John H., Imperios del mundo atlántico: España y Gran Bretaña en América, 1492-1830, Madrid: Taurus, 2006
FONSECA, L.A., Os descobrimentos e a a formação do Oceano Atlântico. Século XIV a XVI, Lisboa,: CNCDDP, 1999
GREENE, Jack P.; MORGAN, Philip D. (eds.), Atlantic History: A Critical Appraisal, New York: Oxford U. Press, 2009
BACEVICH, Andrew J. (ed. by), The Short American Century – A Post Mortem. Cambridge, Mass: Harvard U. Press, 2013.
CURTIN, Philip D., The Rise and Fall of the Plantation Complex. Essays in Atlantic History, Cambridge, C. U.Press, 1990
HOBSBAWM, Eric, A Era das Revoluções: 1789-1848. Lisboa: Editorial Presença. 1985
RODRIGUES, Luis Nuno; DELGADO, Iva; CASTAÑO, David (coord. de). Portugal e o Atlântico. 60 anos dos Acordos dos Açores. Lisboa: ISCTE-CEHCP, 2005

TELO, António José. Os Açores e o domínio do Atlântico (1898-1948). Editorial ASA, 1993

Código

0106006

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 2 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas