Análise de Circuitos

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Objetivos

A UC de Análise de Circuitos tem como objectivo genérico proporcionar formação básica transversal às diversas especialidades em Eng. Electrotecnia e de Computadores na área dos circuitos eléctricos/ elecrónicos em regime estacionário ou quase estacionário.

No final do semestre, os alunos devem ter adquirido competências suficientes para, perante um circuito linear, uma rede, uma montagem com díodos e/ou amplificadores operacionais, conseguirem analisar e compreender o seu funcionamento nos domínios do tempo e da frequência e terem a capacidade de obterem as tensões e correntes eléctricas necessárias para caracterizar o circuito.

Programa

1) Números complexos
2) Conceitos Fundamentais: grandezas eléctricas, componentes, convenções de sinais, geradores de tensão e corrente, conservação da energia, linearidade e sobreposição.
3) Análise de Circuitos Resistivos em Regime Estacionário: leis de Kirchhoff, divisores de tensão e corrente, dualidade, teoremas de Thévenin e de Norton. Análise de Redes: noções de topologia, redução do número de equações da rede, métodos dos nós e dasmalhas.
4) Regime Dinâmico de Circuitos Lineares: variáveis de estado, resposta de circuitos de primeira ordem a estímulos do tipo escalãoe impulso.
5) Análise de Circuitos no Domínio da Frequência: grandezas sinusoidais, amplitudes complexas, impedância e admitância, filtros passivos.
6) Diportos lineares. Teorema de Miller.
7) Circuitos com Amp-Ops: modelos do Amp-Op, característica não-linear, montagens inversora e não-inversora, aplicações doAmp-Op.
8) Circuitos com Díodos: característica V-I não-linear, modelos do díodo, aplicações do díodo.

Métodos de ensino

50% avaliação continua, 50% avaliação não continua

Bibliografia

Basic Engineering Circuit Analysis, J. David Irwin and R. Mark Nelms, Wiley
Análise de Circuitos, J. A. Brandão Faria, IST Press

Código

0105237

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 28 horas
  • Teórico-Práticas - 28 horas

Método de Avaliação

  • Avaliação contínua: 50%
  • Avaliação não contínua: 50%