Estágio Pedagógico II

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Objetivos

1. Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos das áreas de docência, didáticas e educação em geral em escolas do 1º Ciclo do E. B;

2. Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa;

3. Planificar situações educativas alinhadas com o currículo formal e adequadas aos contextos;

4. Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações previstas e imprevistas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos e respeitador da diversidade entre crianças, com vista à consecução de aprendizagens relevantes;

5. Desenvolver procedimentos de avaliação promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos produtos alcançados;

6. Promover processos de trabalho colaborativo com a comunidade escolar e com a comunidade educativa alargada;

7. Desenvolver processos de reflexão facilitadores da análise e crítica da intervenção, permitindo a clarificação das suas lógicas e a melhoria do ensino.

Programa

Tratando-se de uma Unidade Curricular (UC) de estágio, os conteúdos programáticos versam os processos inerentes ao desempenho dos estudantes em:

1. Planificação do processo educativo no 1º ciclo do ensino básico (teoria curricular, documentos norteadores, prioridades educativas, componentes e articulação das opções educativas);

2. Ação educativa em contexto (desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de atividades e construção das interações);

3. Avaliação da ação desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão sobre a ação).

Métodos de ensino

O Estágio implica a imersão e intervenção em escolas do 1º ciclo do ensino básico, num total de 230 horas de contacto, de acordo com o “Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc”. A orientação tutorial (40 horas) serve para apoiar os alunos na planificação de sequências didáticas, na construção e revisão de materiais pedagógicos e na reflexão e análise crítica do trabalho implementado. O tempo de seminário (45 horas) é destinado, em grupo alargado, à análise dos contextos educativos do estágio, ao aprofundamento da integração das opções tomadas e à definição de propostas de trabalho a desenvolver.

Bibliografia

Alonso, L. e Roldão, M. C. (2006). Ser professor do 1.º Ciclo: Construindo a profissão. Coimbra: Almedina.

Alonso, L. (Coord.) et al. (2011) Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores. Angra do Heroísmo: SREF.

Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós acção – Planificação e avaliação em pedagogia. Coimbra: Minerva.

MEC (2013). Programa e Metas Curriculares Matemática – Ensino Básico. Lisboa: MEC.

MEC (2012). Metas curriculares de Português – Ensino Básico 1.°, 2.° e 3.° ciclos. Lisboa: MEC.

Reis, C. (Coord.) et al. (2009). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: DGIDC.

Sousa, F., Alonso, L. e Roldão, M. C. (Orgs.) (2013). Investigação para um currículo relevante. Coimbra: Almedina.

Zabalza, M. A. (1992). Planificação e desenvolvimento curricular na escola. Porto: ASA.

Código

0201387

ECTS

20

Aulas

  • Estágio - 230 horas
  • Orientação Tutorial - 40 horas
  • Seminário - 45 horas

Método de Avaliação

  • Conceção de um projeto individual de intervenção educativa, sua monitorização e relatório final de avaliação : 15%
  • Desempenho na lecionação supervisionada, na forma como foi planificada, na pertinência e fundamentação das opções tomadas e no efeito obtido nas aprendizagens das crianças e na reconstrução da ação educativa subsequente : 85%