Aquacultura

« Voltar

Objetivos

Os estudantes, para além da aprendizagem dos conteúdos previstos, deverão desenvolver pensamento crítico, ser capazes de comunicar e integrar conhecimentos e discuti-los. Definiram-se 3 resultados de aprendizagem gerais que são transversais aos conteúdos e que se irão atingindo ao longo do semestre letivo:

1. Dominar terminologias e conceitos de base relacionados com a aquacultura;

2. Descrever e compreender os mecanismos envolvidos na produção e desenvolvimento de organismos aquáticos em sistemas artificiais ou naturais;

3. Discutir e analisar o impacto da aquacultura nos ecossistemas marinhos, salvaguardando a importância de uma boa gestão e legislação que suportem a implementação e manutenção de qualquer sistema de produção aquática de um modo sustentado.

Programa

1. História da aquacultura, como se desenvolveu e qual a situação atual a nível mundial e nacional.

2. Terminologias e conceitos relacionados com a aquacultura. Objetivos da produção. Sistemas de cultivo (aberto, semifechado, fechado). Tipos de cultivo (extensivo, semi-intensivo, intensivo). Respetiva caracterização.

3. Diferentes cultivos (algas, invertebrados, peixes): objetivos, obtenção de semente, meios de cultivo, condições e técnicas de cultivo.

4. Impacto da aquacultura nos ecossistemas marinhos. A importância e necessidade de uma boa gestão.

5. Análise da legislação existente. Eficiência económica e biológica da aquacultura.

Métodos de ensino

A lecionação engloba aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas incluem uma componente expositiva e outra interativa. Os discentes são incentivados a ler e discutir artigos de especialidade e a participar em fóruns temáticos envolvendo recolha bibliográfica, análise, discussão e síntese de informação. As aulas teórico-práticas pretendem garantir o conhecimento e contato com meio e técnicas específicas na área desta unidade curricular. A consolidação, integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos será conseguida através da realização de um trabalho de pesquisa sobre um tema a definir no início do ano letivo. Os discentes serão guiados nas suas pesquisas e chamados a elaborar uma proposta de projeto científico sobre um cultivo, a escolher no início do ano letivo, de entre os fornecidos pela docente.

Bibliografia

Andersen RA (Ed.), 2005. Algal culturing techniques. Elsevier Academic Press. ix+578pp.

Avault Jr. JW, 1996. Fundamentals of Aquaculture: A Step-By-Step Guide to Commercial Aquaculture. AVA Pub. Co. 889 pp.

Engle CR, 2010. Aquaculture Economics and Financing: Management and Analysis. Wiley-Blackwell. 272 pp.

Landau, M. 1992. Introduction to aquaculture. John Wiley & Sons, Inc., NY. xv+440p. LEA 591.9 L242 i - 73314

Lucas JS & Southgate PC (Eds), 2003. Aquaculture: Farming Aquatic Animals and Plants. Wiley-Blackwell. 512 pp.

Pillay TVR & Kutty MN, 2005. Aquaculture: Principles and Practices. Blackwell Pub. 624 pp.

Shumway SE (Ed.), 2011. Shellfish Aquaculture and the Environment. Wiley-Blackwell. 528 pp.

Tidwell JH, 2012. Aquaculture Production Systems. Wiley-Blackwell. 440 pp

Código

0106047

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas