Psicologia do Adulto

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Objetivos

1. Compreender os modelos e as teorias de desenvolvimento do adulto
2. Mobilizar saberes no domínio da u.c. para compreender a abordagem life-span, no que respeita às mudanças e tarefas desenvolvimentistas gerais nos períodos da adultez (adultez emergente, adultez jovem, adultez de meia idade)
3. Aprofundar conhecimentos nas dimensões psicossexual e socio afetiva, de modo a compreender o adulto (nas suas diferentes fases), nas suas relações íntimas e interpessoais
4. Construir um pensamento reflexivo sobre psicologia do adulto, nas suas dimensões cognitiva e moral, e perspetivar implicações socioeducativas e comportamentais, de modo a fundamentar criticamente as suas análises
5. Convocar conhecimentos integrados, de modo a compreender as transições significativas (e.g. ingresso no ensino superior, inserção no trabalho, casamento, parentalidade, reforma, etc.)
6. Relacionar conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos sobre as questões que se colocam na atualidade aos adultos

Programa

1. Adultez: modelos, conceitos, tarefas, fases, potencialidades e limites
2. Desenvolvimento psicossexual do adulto: questões de género, orientação sexual e parentalidade
3. Pensamento pós-formal e moral pós-convencial e suas implicações educativas e nas epistemologias pessoais e visões do mundo
4. Afetividade e vinculações do adulto
5. Processos de socialização e transições

- Vinculações do adulto

- O modelo de transições de Schlossberg: principais transições na adultez

6. Os desafios psicológicos do adulto na contemporaneidade: sonhos, realidades e diferentes trajetórias de desenvolvimento, de trabalho e de projeto educativo

Métodos de ensino

As aulas são, sobretudo, de cariz teórico-prático e prático. A metodologia privilegia a recensão crítica, a resolução de problemas, a aplicação prática integrada de conhecimentos e a discussão crítica de casos. Assim, os estudantes são implicados em propostas de reflexão temática, de observação prática, de partilha de pesquisa e de apresentação e discussão de estórias de vida. A avaliação contempla: i) um trabalho de investigação ou um portefólio, a optar pelos mestrandos; ii) um estudo de caso individual (ou estórias de vida); e iii) a participação qualitativa no fórum de discussão que ocorre ao longo do processo formativa da u.c., em espaço de sala de aula. Todas as tarefas de aprendizagem são apresentadas em espaço presencial e discutidas em grande grupo. As ponderações dos diferentes elementos de avaliação serão discutidos e aferidos com os formandos.

Bibliografia

Anderson, M., Goodman, J., & Schlossberg, N. (2012). Counseling adults in transition. New York: Springer
Arnett, J. J. (2004). Emerging adulthood. Oxford: University Press
Cartensen, L. L. M., Pasupathi, M., Mayr, U., & Nesselroade, J. R. (2000). Emotional experience in everyday life across the adult life span. Journal of Personality and Social Psychology, 79 (4), 644-655.
Commons, M. L., Sinnott, J. D., Richards, F. A., & Armon, C. (Eds.) (1989). Adult development. New York: Praeger.
Helson, R., Jones, C., & Kwan, V. S. Y. (2002). Personality change over 40 years of adulthood. Journal of Personality and Social Psychology, 83 (3), 752-766.
Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto.
Medeiros, T., et al. (2014). Envelhecer e Conviver. P. D.: Letras Lavadas.
Trumbull, E., & Pacheco, M. (2005). Human development, culture, and cognition (Vol. I). Providence: The Education Alliance at Brown University

Código

0201438

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Conforme o programa: 100%