Oficina de Didáticas em 1º Ciclo do ensino básico

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Objetivos

Os alunos devem ser capazes de:

1. Problematizar experiências de aprendizagem inerentes ao contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas variadas áreas curriculares;

2. Analisar estratégias de intervenção coerentes, significativas e contextualizadas, que permitam dar resposta a necessidades inerentes ao trabalho em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico;

3. Aprofundar conhecimentos científicos e competências adquiridas em cada uma das áreas curriculares do 1.º Ciclo do Ensino Básico;

4. Analisar materiais e recursos pedagógicos, visando a conceção de novos recursos de apoio à prática educativa em contexto, no 1.º Ciclo do Ensino Básico;

5. Dinamizar oficinas destinadas a promover aprendizagens em cada uma das áreas curriculares, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Programa

Os conteúdos a mobilizar serão todos aqueles que dizem respeito à organização e funcionamento dos processos de aprendizagem, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em cada uma das áreas curriculares presentes nas Orientações Curriculares e nos programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente:

1. Os fundamentos teórico-metodológicos de prática pedagógica contexto no 1.º Ciclo do Ensino Básico;

2. Os contextos familiares, escolares e extra-escolares na criação de ambientes favoráveis ao 1.º Ciclo do Ensino Básico;

3. A gestão de espaços, tempos e recursos humanos e materiais pedagógicos;

4. A intervenção pedagógica;

5. O papel do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico na conceção, implementação e avaliação das aprendizagens;

6. Os ambientes de aprendizagem enquanto elementos veiculadores de aprendizagens significativas.

Estes conteúdos serão abordados em função dos interesses e das necessidades formativas emergentes dos alunos, em cada uma das áreas.

Métodos de ensino

A metodologia de ensino e aprendizagem a seguir terá como perspetiva a concretização de atividades práticas – Oficinas. No entanto, podem delinear-se diferentes momentos:

1. Exploração dos principais conceitos dos temas a abordar;

2. Realização de sessões de trabalho individual e/ou em grupo;

3. Apresentação, debate e reflexão sobre conteúdos científicos inerentes às áreas e domínios de conteúdo.

4. Vivência de situações, individualmente ou em grupo, onde os estudantes possam enriquecer as suas capacidades de organização de oficinas nas diferentes áreas e domínios.

A participação ativa, pertinente e sistemática dos formandos será incentivada.

Bibliografia

Dufour, B. & Maingain, A. (2008). Abordagens Didáticas da Interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget.

Migueis, M. R. (2007). Educação Matemática na Infância - Abordagens e Desafios. Lisboa: Edições Gailivro.

Ministério da Educação (2009). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Ministério da Educação (2013). Programa e Metas Curriculares de Matemática – Ensino Básico. Lisboa: DGIDC.

Ministério da Educação. (2012). Metas curriculares de Português – Ensino Básico 1.°, 2.° e 3.° ciclos. Lisboa: ME.

Rebelo, D. & Atalaia, L. (2000). Para o ensino-aprendizagem da língua materna. Elementos de apoio a uma iniciação na escola primária. Lisboa: Livros Horizonte.

Silva, M.ª G. V. da. (1997). Métodos Activos. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2º, 3º Vol. Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Piaget.

Código

0201389

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Produção de pequenos trabalhos em grupo, em oficinas temáticas e integradoras: 60%
  • Realização de uma pesquisa ou trabalho de campo: 40%